InternetData CenterAssinante

Servição: saiba o que funciona durante o Carnaval

Atualização da matéria conforme divulgação de órgãos e empresas
Servição: saiba o que funciona durante o Carnaval
Por Redação Engeplus Em 21/02/2020 às 09:00

Com a chegada do Carnaval, os horários de funcionamento de alguns serviços das repartições públicas municipais, órgãos e entidades sofrem alterações. A atualização da matéria acontece conforme divulgação de órgãos e empresas, pelo email jornalismo@engeplus.com.br. Confira as alterações abaixo:

Prefeitura de Criciúma

A Prefeitura de Criciúma decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (24) e na terça-feira (25), devido as comemorações do carnaval. A medida vai provocar alteração no horário de alguns serviços. Confira:

Paço Municipal: a prefeitura estará fechada a partir de segunda-feira (24). As atividades serão retomadas na quarta-feira (26), das 8h às 17h.

Saúde: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal fecham na segunda-feira (24) e retornam às atividades na quarta-feira (26). A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Próspera e o 24 Horas do bairro Boa Vista atendem em horário normal.

Educação: as Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) e os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) estarão em recesso na segunda-feira (24). Na quarta-feira (26) as escolas voltam a atender normalmente.

Coleta de Lixo/Seletiva: A coleta seletiva não sofrerá alteração, seguindo cronograma normal.

Defesa Civil: a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma (Compdec) funcionará normalmente durante o feriado. O contato deve ser feito através do telefone (48) 99162-9006 ou pelo 199.

Transporte: as linhas de ônibus funcionarão em horário de domingos e feriados somente na terça-feira (25), retornando ao normal na quarta-feira (26).

Prefeitura de Içara 

Devido ao ponto facultativo, o Governo de Içara comunica o funcionamento dos serviços públicos para o período de Carnaval, nos dias 24 e 25, próxima segunda e terça-feira.

O Paço Municipal estará fechado retornando ao atendimento normal na quarta-feira, dia 26. As unidades de saúde não atenderão. O atendimento durante esse período será no Hospital São Donato.

As unidades escolares estarão fechadas retornando as aulas normais na quarta-feira, dia 26. A Cooperaliança atenderá em regime de plantão na segunda e terça-feira pelo contato 0800 48 4040. Os serviços de distribuição de água da Casan adota o mesmo sistema com atendimento pelo plantão 0800 643 0195. A Defesa Civil disponibiliza também os contatos para o atendimento em plantão nesse período pelo (48)99614 6069 e (48)99814 1509.

As coletas de lixo convencional e seletiva ocorrem normalmente atendendo aos bairros previstos na segunda e terça-feira. O transporte coletivo circula em horários normais na segunda-feira e adotam os horários de domingo para terça-feira. 

Prefeitura de Lauro Müller

O Governo do Município de Lauro Müller decretou ponto facultativo para segunda e terça-feira de Carnaval (24 e 25) para órgãos e entidades da Administração Direta e Autárquica do Poder Executivo. Serviços prestados no Paço Municipal, como emissão de Carteiras de Identidade, Tributos, Engenharia, entre outros, não prestarão atendimento à população.

Os atendimentos dos serviços públicos essenciais será garantido em escala de serviços ou plantão, especialmente os relacionados à área da Saúde, como também a coleta de lixo. O decreto que define o ponto facultativo tem base no artigo 63 da Lei Orgânica Municipal.

Todos os trabalhos da Administração Direta e autarquias retornam na quarta-feira (26) em expediente normal, das 8 horas ao meio dia e das 13 horas às 17 horas.

Prefeitura de Cocal do Sul 

O Governo Municipal de Cocal do Sul decretou (nº84/2020) ponto facultativo nas repartições públicas nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2020, em função do período de carnaval. O expediente na prefeitura municipal segue até amanhã, sexta-feira (21) e volta na quarta-feira de cinzas (26).

Os serviços considerados essenciais terão horários diferenciados. Na saúde, o atendimento será realizado na Unidade de Referência. Na segunda-feira (24) até as 22 horas, e na terça-feira (25), até as 18 horas. A Coleta de Lixo funcionará normalmente nos dois dias.

Prefeitura de Forquilhinha

Paço Municipal: a Prefeitura estará fechada na segunda (24) e terça-feira (25), retomando o atendimento na quarta-feira (26) a partir das 7h.

Saúde: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas e retornam as atividades na quarta-feira (26). O Pronto Atendimento Municipal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) mantêm o atendimento normal.

Educação: as Escolas Municipais e os Centros de Educação Infantil (CEI) vão estar fechadas na segunda (24) e terça-feira (25). As atividades retornam na quarta-feira (26).

Coleta de lixo/seletiva: Sem coleta apenas na terça-feira, feriado do dia 25. Os demais dias haverá coleta normal.

Transporte Coletivo: as linhas intermunicipais e municipais funcionam normalmente na segunda-feira (24), exceto as especiais dos estudantes. E na terça-feira (25) circula com o horário de feriado. 

Segurança 

A Polícia Civil atenderá todos os dias em regime de plantão com as Centrais Regionais de Plantão Policial (CRPPs) de Criciúma e Urussanga funcionando 24 horas para registro de Boletim de Ocorrências, atendimento de local de crime e realização de procedimentos flagranciais.

Para registrar boletins de ocorrência, é possível acessar a Delegacia Virtual da Polícia Civil. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. A PM estará ainda com a Operação Alegria, para reforço do policiamento no Carnaval. 

Cooperaliança

Os serviços administrativos e comerciais não funcionarão em nenhuma das unidades de atendimento entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Todas as solicitações emergenciais e de iluminação pública (Içara) deverão ser realizadas através do plantão - 24h - pelo telefone 0800-484040.

Os trabalhos retornam normalmente na quarta-feira, 26, com o expediente conforme abaixo:

Unidade Içara: 7h42min às 18h - sem fechar ao meio dia;

Unidade Balneário Rincão: 7h42min às 12h e das 13h30min às 18h;

Unidade Jaguaruna: 13h30min às 18h.

Supermercados 

Rede Bistek com atendimento normal neste feriadão nas lojas de Criciúma; 

Rede Angeloni com atendimento normal neste feriadão nas lojas de Criciúma; 

Rede Giassi com atendimento normal neste feriadão em todas as lojas da região Sul; 

Bancos

As agências bancárias não terão expediente na segunda e terça-feira de carnaval, dias 24 e 25 de fevereiro. Na quarta-feira de cinzas, dia 26, o início do expediente será às 12h. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).  As contas de consumo como água, energia, telefone  e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, 26.

Câmara de Treviso 

Conforme a portaria nº 002/2020, a presidenta da Câmara, vereadora Crisleide Cimolim (MDB) declarou que segunda e terça-feira será ponto facultativo no Legislativo. Dessa forma, a Câmara vai realizar no dia 3, duas Sessões Ordinárias. A primeira será às 18h30, e a segunda às 19 horas.

Câmara de Criciúma 

Na segunda-feira, dia 24, será ponto facultativo e terça-feira, dia 25, feriado. Os dois dias não terão sessões. 

Justiça Eleitoral 

Devido ao feriado de Carnaval o horário de expediente da Justiça Eleitoral de Santa Catarina sofrerá alteração, conforme Portaria P n. 011/2020, de 29 de janeiro de 2020. O atendimento será alterado na Sede e nos Cartórios Eleitorais, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2020.

Os prazos processuais que se iniciam ou completam nesses dias – à exceção daqueles referentes à nova eleição para prefeito e vice-prefeito de Laurentino (Resolução TRESC n. 8.006, de 12.12.2019) – ficam automaticamente prorrogados para quarta-feira, dia 26 de fevereiro, em que o expediente do Tribunal será das 14 às 19 horas.

ACTU 

Durante a próxima terça-feira (25), os ônibus do transporte coletivo de Criciúma atenderão em horário de domingos e feriados, voltando ao normal na quarta-feira (26). Na segunda-feira (24), os ônibus circularão nos horários padrão.

O feriadão de Carnaval também vai alterar outros serviços relacionados ao transporte coletivo. Quem deseja realizar o recadastro do CriciúmaCard Estudante antes do Carnaval, deve comparecer à ACTU ainda nesta sexta-feira (21), pois o atendimento entrará em recesso durante o feriado, retornando na próxima quarta-feira (26), das 8h e 12h e das 13h30 às 18h, no túnel do Terminal Central. Com exceção do Carnaval, a ACTU atende de segunda a sexta-feira.

Satc 

A instituição de ensino Satc não terá aula nesta segunda e terça-feira, dias 24 e 25. Na quarta-feira, dia 26, aula normalmente. 

Unesc

A Unesc entra em recesso de Carnaval a partir deste sábado (22). Assim, as aulas da graduação e de pós, a Centac (Central do Estudante), os setores administrativos, os serviços das Clínicas Integradas, as secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornam em horário normal a partir de quarta-feira (26). As atividades do Colégio Unesc também acompanharão o recesso da Universidade.

O PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) e as Casas da Cidadania, serviços prestados à comunidade e supervisionados pelo curso de Direito da Unesc, seguirão o recesso institucional.

Na segunda-feira (24), o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) atenderá normalmente, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Na terça, o Iparque estará fechado, retomando os atendimentos na quarta-feira. 

Unibave

O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Colégio Unibave e Hospital Veterinário Unibave estarão com as atividades suspensas na próxima semana por causa do período de Carnaval. Segunda e terça-feira, dias 24 e 25, o Unibave estará de recesso. As atividades retornam na quarta-feira, dia 26.

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel funcionará normalmente. No sábado e domingo, dias 22 e 23, o ponto turístico estará aberto das 9h às 18h. Na segunda-feira, dia 24, permanecerá fechado. Já na terça-feira, dia 25, o Museu funciona no horário de feriado, das 9h às 18h.

O valor da entrada no Museu é de R$ 6 para adultos e meia-entrada para idosos, estudantes e crianças de 7 a 12 anos. Crianças menores de seis anos não pagam a entrada.

Shopping Della

No período de Carnaval o Shopping Della atenderá em horário diferenciado. O empreendimento abre normalmente na sexta-feira (21) e no horário de verão, até 14h, no sábado (22). No domingo (23), as operações estarão fechadas, reabrindo na segunda-feira (24) com as operações atendendo em horário tradicional - as lojas das 9h às 20h e a praça de alimentação até 21h. Na terça-feira de Carnaval (25) todas as operações estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quarta-feira (26).

O cinema continua funcionando em horário normal e os filmes em cartaz são Aves de Rapina, com sessões às 21h10. Sonic, disponível às 15h10, 17h10 e 19h10 e O Chamado da Floresta com horários às 15h, 17, 19h e 21h. Mais informações estão disponíveis no site.

 CDL/Sindilojas Içara

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara terá expediente normal na segunda-feira, mas não funcionará na terça. Já o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão não terá atendimento nos dois dias.

ACII 

A Associação Empresarial de Içara funcionará com expediente normal na segunda. Na terça-feira não haverá atendimento. 

Laboratório Búrigo 

O Laboratório Búrigo informa os horários de atendimento de sua rede no período de Carnaval. Na terça-feira (25), ponto facultativo, somente as unidades Dona Lina (próximo ao Hospital São João Batista) e Giassi Santa Bárbara terão atendimento.

As equipes do Núcleo Técnico Operacional (NTO) terão escala de plantão sem interrupções 24 horas por dia.

Sábado (22)
Atendimento normal desse dia da semana em toda a rede.

Domingo (23)
Atendimento normal. Abrem as unidades Giassi Santa Bárbara (7h às 17h) e Dona Lina (7h às 13h).

Segunda-feira (24)
Atendimento normal na rede, exceto a unidade localizada na Clinigastro.

Terça-feira
Horário especial. Giassi Santa Bárbara (7h às 17h) e Dona Lina (7h às 13h)

SAMU

Serviço funcionará normalmente, com atendimento pelo telefone 192.

 Educação 

As escolas da rede estadual não terão aulas na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, as aulas estão condicionadas ao calendário escolar de cada unidade, que deve cumprir com a carga horária mínima de 800 horas anuais ou de 200 dias letivos. Já as atividades na Secretaria de Estado da Educação (SED) e nas Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina serão retomadas às 14h do dia 26.

Celesc

 As lojas de atendimento da Celesc ficarão fechadas na segunda-feira e na terça (24 e 25). Na quarta-feira, o expediente para atendimento ao público será das 13h às 19h.

Os serviços essenciais, como call center (comercial: 0800 48 0120 e emergência: 0800 48 0196) e equipes que trabalham em campo com ocorrências na rede elétrica, serão mantidos normalmente.

Casan

Na segunda e terça-feira (24 e 25) não haverá atendimento presencial nas agências da Companhia, na Quarta-feira de Cinzas o expediente externo será das 13h às 17h30.

O usuário pode buscar atendimento 24 horas em todos os dias de Carnaval na Central de Atendimento 0800 643 0195, no aplicativo Casan SC e pelo chat 24 horas.  

 Detran 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fecha na segunda e terça-feira e retoma as atividades na quarta, 26, a partir das 12h. A qualquer momento, é possível acessar os serviços já disponíveis no Detran Digital, como as solicitações de emissão, renovação, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir (PID) e certidão de registro de CNH, além de consultar informações relacionadas a veículos e gerar guias para pagamentos.

Jucesc

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) não terá expediente na segunda e terça-feira, mas os protocolos e processos poderão ser cadastrados a qualquer momento por meio da Jucesc Digital. O expediente retorna às 14h de quarta.  

Leia mais sobre: