InternetData CenterAssinante

Vereador quer estudo para reativar rótula da Avenida Centenário, na Próspera

Zairo Casagrande explica que proposta foi aprovada em Audiência Pública
Vereador quer estudo para reativar rótula da Avenida Centenário, na Próspera
Foto: Marcelo De Bona/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 27/08/2019 às 12:12

Desde janeiro do ano passado, a rótula de retorno que leva até a Polícia Federal e ao bairro Pio Corrêa, na Avenida Centenário em Criciúma, está bloqueada. E na noite desta terça-feira, dia 27, a desativação será questionada na Câmara de Vereadores.  

O vereador Zairo Casagrande protocolou a Proposição Indicação Nº 739/2019 que pede um estudo para a reativação da rótula. Segundo Casagrande, a medida foi deliberada em Audiência Pública com moradores do bairro Pio Corrêa. “Criciúma tem um problema grave de transposição da Centenário, de como passar de um lado para o outro. O último que fez algo foi o Paulo Preis em 1954. Quando fizemos Audiência Pública no Colégio Marista, decidimos pela reabertura da rótula. Não é um pedido meu, é uma decisão do bairro Pio Corrêa e arredores”, justifica. 

Entenda o caso

A medida paliativa é reabrir. Queremos que reabra porque é uma decisão da comunidade, e a Prefeitura tem que a atender a comunidade. E isso desperta o assunto da transposição da Centenário. Tem o pedido do outro lado, que é do sistema do transporte coletivo. Eles querem manter a rótula fechada porque reduziram o período de chagada do amarelinho. Cabe a prefeitura escolher o lado. 

Vereador de Criciúma, Zairo Casagrande
_________________

Na época da desativação, a Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) afirmou ter realizado um estudo antes da promover a alteração. A justificativa é que a utilização da rotatória era baixa em comparação ao fluxo da Avenida Centenário. Vale lembrar que havia um semáforo para ordenar o trânsito e facilitar o retorno.  

Segundo Casagrande, a medida acelerou o trajeto do amarelinho e reduziu o tempo de deslocamento da Próspera ao Centro, mas gerou um novo problema. “A rotula é uma conexão da Centenário com Cocal do Sul via Pio Corrêa. Estamos falando de algo que já existia e a Prefeitura tirou para retirar uma sinaleira e reduzir o tempo do amarelinho. O objetivo foi atacar o amarelinho. Mas vestiu um santo e descobriu o outro”, argumenta o vereador. 

Como trata-se de uma Proposição Indicação, não há um tempo definido para a Prefeitura responder se dará sequência a sugestão de Zairo Casagrande.

Leia mais

Trânsito alterado na Avenida Centenário