InternetData CenterAssinante

Um intercâmbio que mantém as raízes italianas

Estudantes e professores italianos já estão em Criciúma e foram recepcionados na Satc
Um intercâmbio que mantém as raízes italianas
Foto: Divulgação / Satc
Por Rafaela Custódio Em 04/09/2019 às 08:22

Criciúma recebeu nessa terça-feira, dia 3, 14 estudantes e dois professores italianos. Eles chegaram à cidade por meio de um intercâmbio realizado através da Satc pela 8ª edição. A comitiva é do ITIS Galileu Galilei, da cidade de Conegliano, e do Liceu Artístico Bruno Munari, de Vittorio Vêneto. Em dezembro será a vez dos italianos recepcionarem os estudantes e professores da Satc que irão passar 20 dias na Itália. 

Os intercambistas estão hospedados na casa dos professores e alunos da Satc que seguirão para a Itália em dezembro. Nesta terça, a comitiva italiana foi recepcionada com festa na Satc. As turmas da Escola de Talentos realizaram apresentações de balé e ginástica artística e a cantora Júlia Marques, vencedora da edição de 2019 do Femusa.

O diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira deu boas-vindas aos italianos e afirmou que o intercâmbio é uma grande oportunidade de vida e também profissional. “Cerca de 300 alunos já participaram desse projeto e isso abriu inúmeras oportunidades no mercado de trabalho e também laços de amizades. A vinda e ida para outro país faz com que as pessoas consigam conhecer novas culturas e tenham novas impressões de um determinado lugar. Essa troca de informações entre brasileiros e italianos terá um valor muito grande no futuro para cada um”, conta. 

O estudante do ITIS Galileu Galilei, Giovanni Camerotto relata que os brasileiros o acolheram de forma muito boa. “A nossa recepção foi cinco estrelas. Também me encantei muito com as cores das casas, das coisas, é uma cidade muito colorida”, comenta. 

Um intercâmbio visando o futuro 

Muito além de conhecer um novo país, a ideia é explorar uma nova cultura, visitar pontos turísticos e levar consigo para a Itália boas memórias. O grupo vai visitar a Serra do Rio do Rastro, os cânions, Farol de Santa Marta e outras cidades do Sul. 

Os estudantes da Satc, que estão hospedando os visitantes e que fazem parte do grupo do intercâmbio que viaja em dezembro, receberão os colegas nas suas salas. Os alunos da Satc que partirão para a Itália estão fazendo aulas de italiano todas as semanas desde maio.

Leia mais sobre: