InternetData CenterAssinante

Turmas do ensino médio da Satc propõem a resolução de problemas reais

Iniciativa integra o projeto I9 desenvolvimentos com os estudantes do 1º ano da Satc
Turmas do ensino médio da Satc propõem a resolução de problemas reais
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 04/12/2019 às 11:02

Já pensou em ter em casa um chuveiro que apita quando você exagera o tempo no banho? Ou então um óculos com um sensor para vibrar indicando para o deficiente visual que há um obstáculo na frente? Essas foram algumas das ideias que surgiram entre os estudantes do 1º ano do ensino médio da Satc. E foram mais de 40 propostas que nasceram dentro do Projeto I9, uma das atividades desenvolvidas dentro da disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA). 

As amigas Maria Luiza BatistaNaiane Olegario entenderam que era importante criar algo que atendesse a um problema recorrente. “Queremos que as pessoas gastem menos água durante o banho, por isso a ideia de criar um chuveiro inteligente”, explica Maria Luiza. A ideia das alunas é controlar e conscientizar. Por meio de um dispositivo eletrônico, programado numa placa de arduíno, o morador programa o tempo de duração que quer que o banho tenha. “Pode ser 5, 10 minutos. Se ele ultrapassar esse tempo, o sensor apita e faz o alerta. Não queremos que a água seja cortada. Queremos que as pessoas tenham mais consciência sobre o uso da água”, afirma Naiane. 

As alunas desenvolveram a ideia e criaram um protótipo durante as aulas de TA. O Projeto I9 procurou estimular os adolescentes a observarem situações reais e comuns ao dia a dia deles. “A intenção é fazer com que eles desenvolvam a capacidade de resolver um problema real. Nas aulas, realizaram a pesquisa sobre o tema, validação e também a prototipação para poder apresentar”, revela a coordenadora de Tecnologias Aplicadas na Satc, Andréia Mariot Scarduelli

A disciplina de TA integra a grade curricular da Satc desde a educação infantil até o ensino médio. Cada turma tem duas aulas por semana para trabalhar projetos diferenciados. A disciplina é ministrada pelos professores Vagner Rodrigues, Daniela Scott, Francine Cardoso Nunes, com apoio dos bolsistas Iuri Modolon, Eduardo Schenetto e Felipe Forcatto Paes. No projeto I9, os professores Samuel Tavares e Jaqueline Sachet Macarini também deram suporte. 

Os melhores projetos de cada uma das cinco turmas de 1º ano produzidos dentro do I9 foram selecionados para uma apresentação para avaliadores. Na banca, professores e coordenadores. A melhor proposta, o APP Ansiedade, recebeu a maior avaliação e fará parte do grupo de ideias que estará no Cocreation, a pré-incubadora da Satc. 

Projetos apresentados: 

- App remid AC online 

- Site para idosos 

- Chuveiro inteligente 

- Óculos para deficientes visuais 

- Alimentador para cães 

- App ansiedade 

- Semáforo para deficientes visuais 

- Ultróculos, a solução para deficientes visuais 

Leia mais sobre: