InternetData CenterAssinante

Tenente-coronel Gustavo Eustáquio completa um ano no comando do 4º BBM de Criciúma

Comandante planeja o futuro e busca mais humanização no trabalho dos militares
Tenente-coronel Gustavo Eustáquio completa um ano no comando do 4º BBM de Criciúma
Foto: Manuela Silva / 4º BBM
Por Rafaela Custódio Em 29/11/2019 às 09:03

O tenente-coronel Gustavo Eustáquio completou um ano de comando do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Criciúma que também atua nas cidades de Içara, Sombrio, Morro da Fumaça, Urussanga, Araranguá,  Passo de Torres, Forquilhinha, Nova Veneza e Cocal do Sul. 

Atualmente, o batalhão de Criciúma conta com mais de 50 profissionais. O tenente-coronel Eustáquio destaca que buscou nos últimos meses trazer mais humanização aos militares. “A vida está corrida para todo mundo e não é diferente para as pessoas que trabalham no Corpo de Bombeiros. Os profissionais trabalham com emergência, por isso tentamos mudar a cobrança militar para tentar deixá-los mais a vontade. O trabalho não pode ser mais um fator negativo para a saúde emocional, e percebemos que o ambiente de trabalho melhorou muito e estamos começando a receber elogios. As pessoas que são atendidas por nós, depois nos retornam com mensagens positivas e isso nos alegra”, comenta. 

Eustáquio avalia seus primeiros 12 meses de forma positiva. “Não vim de um local distante, já morava na região há 12 anos, conhecia o quartel, os profissionais. Após o carnaval montamos as equipes, novas funções e o trabalho foi fluindo”, observa. 

O tenente-coronel destaca que obras de batalhões estão sendo realizadas e isso é importante para a sociedade. “As obras do batalhão de Içara estão avançadas e devemos inaugurar ainda neste ano, assim como em Morro da Fumaça. Já em Urussanga, o quartel é bem antigo e devemos começar a construção de um novo quartel ainda em 2019”, garante. 

Em Criciúma, o Batalhão também está em transição de mudanças. Mas Eustáquio comenta que ainda existem processos que deverão ser cumpridos. “A prefeitura municipal deve terminar os estudos de apropriação e projetos. Após esses trâmites, deveremos iniciar os trabalhos de licitação. Tudo isso deve acontecer em 2020”, pontua.  Atualmente a sede dos bombeiros está localizada na rua Dolário dos Santos, nº 501, o bairro Centro, em Criciúma. O terreno que será destinado ao Corpo de Bombeiros está localizado na rua Henrique Lage, no bairro Santa Bárbara, e possui oito mil metros quadrados. 

Eustáquio destaca que neste ano o 4º BBM recebeu dois novos equipamentos, entre eles o equipamento de proteção respiratória PSS 700, da Drager Safety, conta com uma tecnologia que possibilita conversa entre os Bombeiros Militares envolvidos nas ocorrências. Além disso, o equipamento contabiliza qual tempo restante de ar no cilindro, baseado na respiração do usuário. O diferencial desse instrumento, está no alerta “Homem Morto”, que é acionado após o Bombeiro Militar ficar alguns segundos sem se mexer. 

“Em 2020, buscaremos adquirir novos equipamentos para garantir a ainda mais segurança a sociedade. Queremos aquisições caminhões, ambulâncias. Buscaremos completar alguns equipamentos e focaremos também nos materiais”, finaliza.