InternetData CenterAssinante

Tartaruga é encontrada morta na orla do Balneário Rincão

Causa da morte ainda não identificada, assim como o tamanho e o peso do animal
Tartaruga é encontrada morta na orla do Balneário Rincão
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 23/09/2019 às 11:50

Uma tartatuga-boba foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira, dia 23, na orla do Balneário Rincão. A causa da morte ainda não foi apurada, bem como o tamanho e o peso do animal. A informação foi confirmada pelo engenheiro ambiental da prefeitura, Paulo Amboni.  

O protocolo de desencalhe já foi acionado e a equipe de zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) ainda avalia a possibilidade de se deslocar para recolher a tartaruga para pesquisas. Caso isso não aconteça, o animal será enterrado na praia.  

No último dia 2, um golfinho e um lobo-marinho foram encontrados mortos no Rincão. O golfinho foi localizado na altura do bairro Verdão. Já o lobo-marinho estava próximo da Plataforma Sul.

E no final do mês passado, mais ao Norte do Estado, na região entre Laguna e Imbituba, 17 animais marinhos foram encontrados em óbito. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc) deu início a investigação para apurar a causa. Foram localizadas mortas duas toninhas, uma delas grávida, uma pardela-preta, uma tartaruga e 12 pinguins. Também foi recolhido um pinguim vivo.