InternetData CenterAssinante

Solenidade marca 75 anos de fundação da Associação Empresarial de Criciúma

Evento comemorativo aconteceu na noite desta terça-feira, dia 18, na sede da entidade
Solenidade marca 75 anos de fundação da Associação Empresarial de Criciúma
Foto: Everton Miranda/Divulgação Acic
Por Thiago Hockmüller Em 18/06/2019 às 22:55

Fundada em junho de 1944, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) comemora nesta terça-feira, dia 18, 75 anos de fundação. E no auditório Jayme Zanatta, nas dependências da entidade, uma solenidade, com a presença de diversas lideranças políticas e empresariais do Estado e região, marcou a passagem do aniversário da Acic.

Foram homenageados ex-presidentes, ex-diretores, instituições, empresas, lideranças políticas e personalidades que contribuíram para a fundação e o desenvolvimento da Acic.

Só tenho uma palavra que resume meu sentimento, é gratidão. A Acic hoje é gratidão. Como atual presidente, honrosamente represento os colaboradores, ex-presidente e todas as pessoas que participaram destes 75 anos da associação. Temos uma base sólida, fruto do empreendedorismo e da visão visionária daqueles que doaram seu tempo, conhecimento e experiência para que a Acic se tornasse uma das maiores e mais respeitadas associações empresariais de todo o país

Moacir Dagostin, presidente da Acic
________________________

Em mais de sete décadas de existência, a Acic levantou bandeiras fundamentais para o desenvolvimento econômico regional. Aliás, ao longo dos anos foi providencial para que obras, como a Via Rápida e o Anel de Contorno Viário de Criciúma, saíssem do papel. E mais recente, trabalhou com afinco para que Criciúma recebesse o Centro de Inovação, obra autorizada pelo governador do Estado, Carlos Moisés, durante o Fórum Parlamentar Catarinense, ocorrido na própria entidade, no mês de maio.

"Os associados são a razão principal da existência da Acic. Nosso sentimento é de orgulho e responsabilidade por estarmos à frente desta entidade, que está atenta a inovação, tecnologia e empreendedorismo, que fortalecem o desenvimento regional. A Acic possui a maturidade de 75 anos, mas uma mentalidade jovem que acompanha as mudanças do tempo presente. E com a função de promover o desenvimento das empresas e a transformação do mercado e da sociedade", refletiu Dagostin.

Já idealista e promotora dos prêmios Acic de Matemática, Acic de Valorização do Profissional de Educação e Acic de Jornalismo, a entidade também aproveitou a noite de festa para anunciar um novo projeto. A partir deste ano, os associados poderão participar do Prêmio Acic Empresário do Ano. O regulamento será divulgado nos próximos dias para que as empresas associadas possam participar.

Quantas histórias a Acic tem para contar sobre a cidade? A Acic tem participação em metade da história de Criciúma e se tornou indispensável para o município. Quando falamos sobre qualquer ação para Criciúma, a Acic tem que estar na mesa. Quando falamos em educação, também temos a digital da Acic, assim como o Centro de Inovação, autorizado pelo governador no mês passado

Ricardo Fabris, prefeito interino de Criciúma
________________________

Mesmo com a solenidade desta terça-feira, uma série de eventos e ações seguirão ocorrendo ao longo do ano em alusão à data. Estão previstas publicações especiais, exposições, apresentações musicais e um documentário, além de palestras.

Ainda nesta terça, durante a solenidade, a Acic promoveu o lançamento de uma edição especial da Revista Liderança Empresarial. A publicação conta a história da Acic, lembrando bandeiras defendidas pela entidade. Também conta com uma entrevista com o empresário Rubens Costa, de 94 anos, que assinou a ata de fundação da Acic, à época com apenas 19 anos.

O que eles disseram:

Não é comum uma entidade realizar tantas homenagens como foi hoje. Isso resume o que foi dito aqui, a gratidão. O mundo está esquecendo disso. Sem os associados não existiriam associações, federações e confederações. Esta noite foi um agradecimento a todos que contribuem para o desenvolvimento de Santa Catarina

Alaor Francisco Tissot, membro do Conselho Superior e representante da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)
________________________


Cada um de vocês tem uma direção e esses pensamentos variados formam a força da nossa associação. A Acic influencia. E a transformação do nosso país precisa de vocês. Que possamos construir um mundo melhor, empresas fortes e que possam representar o nosso país, que possam empregar e dar resultado. A Acic levou 75 anos para chegar até aqui como uma das principais associações do Sul, e pode muito mais para transformar a nossa região

Olvacir Bez Fontana, ex-presidente da Acic
________________________

O papel do Estado é ser um facilitador no processo, para que empresários avancem etapas e colham conquistas. As bandeiras de Criciúma passaram e passam pela Acic, que jamais teve medo do desconhecido e soube fazer escolhas pelo desenvolvimento

Ricardo Dias, secretário de Estado da Comunicação
________________________

A fundação da Acic

A Acic foi fundada no dia 18 de junho de 1944 por lideranças políticas e comerciantes de Criciúma, em reunião no Salão do Cine Rovaris, na Praça Nereu Ramos, Centro da cidade.

Sob comando do prefeito Elias Angeloni, nascia a Associação Comercial de Cresciúma. Naquela manhã foi lido e aprovado o estatuto da entidade, assim como aclamados os membros da primeira diretoria, que teve como presidente Antônio Roque Júnior, que se manteve à frente da entidade até 1951.

A iniciativa da reunião realizada após a missa da manhã de domingo foi direcionada ao associativismo e ficou registrada em sete páginas, escritas à caneta, na Ata da Sessão de Fundação da Associação Comercial de Cresciúma. O primeiro documento da Acic teve 117 assinaturas, sendo a primeira do prefeito Elias Angeloni e, na sequência, nomes como o de Heriberto Hülse (mais tarde governador), Cincinato Naspolini (prefeito de 1930 a 1933), Paulo Preis (prefeito de 1951 a 1955) e de Carlos Otaviano Serra (prefeito em 1947).

Fonte: Acic