InternetData CenterAssinante

Siderópolis promove a 1ª Caminhada Memórias de São Pedro

Sessenta pessoas são aguardadas, na manhã deste domingo, dia 4 de agosto
Siderópolis promove a 1ª Caminhada Memórias de São Pedro
Foto: Divulgação
Por Redação Em 04/08/2019 às 10:26

O Instituto Allouata, de Treviso, está promovendo a 1ª Caminhada Memórias de São Pedro. O evento conta com a parceria da Pousada Fazenda São Lourenço, localizada na estrada Geral do Rio Jordão Alto, local de partida e chegada. Sessenta pessoas são aguardadas, na manhã deste domingo, dia 4 de agosto. Após a caminhada de aproximadamente nove quilômetros será servida uma costela de chão.

O nome do evento foi inspirado no livro 'Memórias de São Pedro' dos autores José Carlos dos Santos Junior e Micheli Ribeiro Luiz. Os escritores narram os relatos das pessoas que moravam na parte da comunidade de São Pedro onde está construída a barragem do Rio São Bento, no município de Siderópolis. Conta a história desde a fundação iniciada em 1890 até o momento em que as famílias tiveram que sair do lugar para a construção da obra.

O presidente do Instituto Allouata, Paulo Cadallora, confeccionou os cajados de madeira que serão entregues aos participantes. Eles foram decorados e personalizados com um desenho que representa o campanário da antiga igreja, hoje submersa pelas águas, mas que ainda o exibe no meio da barragem. “Queremos fazer caminhadas temáticas, contando um pouco da história e da cultura das comunidades. O ecoturismo vai além de contemplar a natureza, é um momento de integração com o lugar e de preservar memórias importantes para a identidade de cada região”, explicou Cadallora.

Interessados podem fazer contato com o Instituto Allouata pelo WhatsApp (48)988417223). O valor da inscrição é de R$ 60,00 é inclui o almoço. A inscrição também poder ser feita clicando AQUI.

Colaboração: Ana Lúcia Pintro - Professora Matemática (Criciúma e Cocal do Sul)