InternetData CenterAssinante

Rua Coberta: obras já iniciaram e entrega deve acontecer antes da Festa da Gastronomia

Projeto prevê a construção de 55 metros de cobertura sobre a rua Nicolau Pederneiras
Rua Coberta: obras já iniciaram e entrega deve acontecer antes da Festa da Gastronomia
Foto: Rafaela Custódio
Por Rafaela Custódio Em 12/02/2019 às 12:58

A cidade de Nova Veneza se destaca pelo turismo gastronômico, pela história e também por oferecer pontos turísticos para quem passa pelo município. Mas a localidade em breve terá mais uma atração: a Rua Coberta. O projeto prevê a construção de 55 metros de cobertura sobre a rua Nicolau Pederneiras, na área central. 

Já é possível ver o projeto sendo executado, isso porque funcionários da empresa responsável pela obra já trabalham no local. A ideia da Rua Coberta é que durante a semana a passagem de veículos no trecho seja liberada e no fim de semana fechada para o trânsito e apenas pedestres poderão passar pelo local. Serão instaladas ainda ao longo dos 55 metros iluminação e caixas de som. Será realizada a pavimentação da rua Nicolau Pederneiras. 

A obra custará R$ 434.997,80 sendo que o dinheiro veio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), mas o pagamento é realizado pelo Ministério do Turismo e repassado pela Caixa Econômica Federal. O dinheiro será repassado em três parcelas pelo convênio, sendo o pagamento feito em 20%, 30% e 50%, respectivamente. A primeira parcela do convênio já foi paga. 

“Já tem a primeira parcela na conta e assim vai mandando o dinheiro para completar a emenda. Estamos com quase 16 milhões sendo investidos em todos setores. São obras no turismo, no esporte, saúde, educação e o dinheiro está sendo diversificado. Estamos investido em todos os setores. Temos que investir em todas as comunidades. Isso é muito importante. Os recursos não são problema, pois são todos garantidos. O Avançar Cidades que são 39 ruas que estão sendo pavimentadas conforme a empresa vai executando, vai recebendo”, afirma o prefeito Rogério Frigo

O projeto da Rua Coberta é dos arquitetos José Luiz Ronconi e Rita Ronconi. “Elaboramos um projeto que contemplasse a necessidade do espaço e que trouxesse também tudo que a cidade pretende e está fazendo. Foi concedido um espaço de lazer com a rua e com a praça”, explica Ronconi. “A Rua foi pensada também de acordo com os prédios históricos que estão anexos a praça. Tem uma série de movimentos que ela [rua] faz por conta dos prédios que estão no local”, acrescenta. 

Ronconi explica que a estrutura da Rua será leve e transparente para que possa filtrar parte da luz. “Utilizamos estruturas da arquitetura italiana, uma obra detalhada que vai passar a ser um referência na Nova Veneza”, observa. O arquiteto ainda ressalta que a obra vai ao encontro do que Nova Veneza está se propondo a desenvolver no turismo do município. 

Os comerciantes da cidade estão ansiosos pela inauguração da Rua Coberta, isso porque trará ainda mais movimentação ao comércio do município. “Tudo que foi direcionado ao comércio é bem-vindo. A Rua Coberta ficará um espaço muito aconchegante. Nova Veneza ficará ainda mais linda. Vai fazer a diferença. A Rua fará com que as pessoas fiquem na cidade por mais tempo. Será um ambiente muito aconchegante e irá fortalecer ainda mais a cidade. A infraestrutura de Nova Veneza não pode parar”, ressalta a Denise Goulart, proprietária de um restaurante da cidade.

Juliana Barbosa, que mora há 25 anos em Nova Veneza, observa que o município está crescendo dia após dia. Além disso, ela afirma que a obra trará mais movimento ao comércio. “Esse será mais um ponto da cidade que vai acrescentar para o turismo e para nós comerciantes da rua. Em comparação aos últimos anos, Nova Veneza evoluiu muito. A infraestrutura cresceu e isso é importante para economia”, declara Juliana. 

Eliane Luiz trabalha em uma loja da cidade e também vê com bons olhos a obra. “Vai atrair mais turistas. Terá mais espaço para caminhar. O tempo não será problema, tanto chuva ou sol a Rua Coberta ajudará. Os benefícios serão grandes. Será mais um ponto turístico da cidade e isso nos ajudar muito”, comenta. 

De acordo com o prefeito, a entrega da obra deverá acontecer antes da 15ª edição da Festa da Gastronomia. "A obra acontecerá de três a quatro meses. Então antes da Festa da Gastronomia nós vamos entregar", ressalta.   

Confira o vídeo do projeto da Rua Coberta: 

São Bento Baixo ganhará uma Praça 

O distrito de São Bento Baixo receberá uma praça para melhorar a infraestrutura da localidade. O projeto é da arquiteta Ana Paula Ronchi e custará R$ 524.989,65. Os recursos são próprios do município. 

O projeto da praça prevê a entrada com um pórtico e todos os elementos arquitetônicos em pedra ferro. As calçadas serão alargadas para as pessoas terem maior acessibilidade e os canteiro diminuídos para criar mais espaço. Também terá um pergolado com mesas de jogos. Melhorias nas escadas e uma rampa de acessibilidade ao Centro de Eventos. As luminárias remeterão a Itália. Já no paisagismo será usada flor símbolo, alamanda.  O piso utilizado na obra será paver, o mesmo da praça de Nova Veneza.

“Esta obra do São Bento Baixo é de recursos próprios. A empreiteira realiza, executa e repassamos o dinheiro. É dinheiro garantido. Estamos trabalhando para conseguir mais recursos para a realização de mais obras”, afirma o prefeito Frigo. Confira fotos do projeto da Praça. 

Leia mais sobre: