InternetData CenterAssinante

Reciclou, Levou: Programa completa um ano com 250 toneladas de resíduos recolhidos

Ideia implantada pelo Governo de Içara atende cerca de 400 pessoas por mês
Por Redação Em 04/08/2019 às 15:45

Neste sábado, dia 3, o Programa de Coleta Seletiva Reciclou, Levou completa um ano em Içara. O programa foi instalado no Município com o objetivo de fomentar e contribuir com a sustentabilidade. A ideia do Governo veio após uma visita do prefeito Murialdo Canto Gastaldon a cidade de Caxias do Sul/RS, onde a iniciativa, chamada de Troca Solidária, é sucesso.  Após um ano, o Reciclou, Levou recolheu 250 toneladas de resíduos com a participação de, em média, 400 içarenses por mês. 

De acordo com o presidente Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Luciano Serafin Cardoso, o programa consiste na educação ambiental da população içarense. “Consideramos um sucesso a implantação do programa, pois o cidadão vai se adequando às questões ambientais e conhecendo a importância da separação dos materiais. Com isso, beneficia a associação dos catadores, contribui para o desenvolvimento sustentável, além de garantir alimentos de qualidade com a troca dos inservíveis por produtos da Feira da Agricultura Familiar”, avaliou. 

O projeto ainda serve de inspiração a outras cidades da região. Cocal do Sul e Nova Veneza, por exemplo, visitaram Içara com intuito de conhecer o funcionamento do programa. Além disso, todo o material arrecado nas trocas é destinado aos catadores da Cooperativa de Reciclagem.  “A redução de quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário também é um fator positivo, nossos catadores dão uma contribuição com a limpeza da cidade e prestam uma destinação adequada ao lixo gerado no município”, destacou a coordenadora da Coleta Seletiva da Fundai, Taynan Toretti.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon ressalta que o projeto tem uma importância social, ambiental e econômica por meio da agricultura e destaca o relato de um cidadão. “Um dos participantes do programa me abordou esta semana e elogiou a ação, dizendo que se houvesse um local para o descarte desse material ele já seria satisfeito, mas que a oportunidade de troca por produtos na feira deixa o projeto ainda mais especial. Portanto, há o benefício ao meio ambiente e o fomento à solidariedade por contribuir com as pessoas que atuam na cooperativa de reciclagem”, comentou.  

O Programa Reciclou, Levou funciona todas as sextas-feiras das 7h às 11h, no pátio do Terminal Rodoviário de Içara. A cada quilo de resíduo reciclável o cidadão recebe R$0,50 em vale-feira para adquirir produtos da Feira da Agricultura Familiar. Para a troca, o material deve ser papel, plástico, metal e vidro. Eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e moveis inservíveis não são permitidos. Informações sobre entrega de materiais podem ser obtidas no contato com a Fundai pelo telefone 3431 3578.

Colaboração: Moisés de Souza 

Leia mais sobre: