InternetData CenterAssinante

Programa de Empreendedorismo impacta mais de 800 pessoas na região

Iniciativa completa 18 meses fomentando uma cultura de inovação regional
Programa de Empreendedorismo impacta mais de 800 pessoas na região
Foto: Divulgação / Satc
Por Redação Engeplus Em 02/11/2019 às 11:27

A parceria entre Satc e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) completa 18 meses com muito a comemorar. Durante este tempo, o Programa de Empreendedorismo Criativo (PEC 2030) impactou mais de 800 pessoas na região com a realização de 34 workshops sobre inovação e tecnologia. O objetivo foi fomentar a cultura do inovar entre alunos, colaboradores e a comunidade em geral.

Desde que foi implantado, o PEC garantiu a realização de novos projetos institucionais como o Cocreation Lab, o Colearning e o HUB Satc. Além disso, tem sido uma ferramenta importante de capacitação e networking para startups. O projeto seguiu em três pilares que são: o despertar de novas ideias, tração destes negócios e a consolidação.

“É visível a evolução da Satc desde o início do programa. A gente vê, inclusive, mudanças na estrutura dos cursos, onde haverá a possibilidade de criar uma startup durante o TCC, bem como, alunos do ensino médio/técnico realizando trabalhos com problemas reais de mercado”, afirma Felipe Mandawalli, coordenador da ACATE Educação.

Nos mais de 30 eventos realizados pela Satc foram ofertados workshops e oficinas nas mais variadas áreas do conhecimento. A adesão da comunidade e dos colaboradores da Satc variou de acordo com as temáticas. A palestra sobre investimentos para startup, por exemplo, foi uma das mais procuradas, assim como as de marketing. “As pessoas querem saber como vender a sua ideia”, lembra o coordenador do Cocreation, Gustavo dos Santos De Lucca.

Continuidade do programa

O PEC é mais uma das ações da Plataforma Satc 2030, iniciativa que tem no Empreendedorismo Criativo e na Inovação os pilares de uma mudança visando a próxima década, o futuro da escola e da região. A parceria com a ACATE termina no final de 2019, mas as atividades voltadas ao programa continuam.

“O programa faz parte da formação continuada dos professores que, assim como os alunos, no contexto atual de hiperinformação, conectividade, internet das coisas e indústria 4.0, devem estar continuamente estudando novos processos, ferramentas e técnicas para geração de saberes e competências profissionais alinhadas ao mercado”, descreve o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

Na avaliação do coordenador do Cocreation Lab, Gustavo dos Santos De Lucca, a Satc tem cumprido o seu papel de levar conhecimento e inovação à comunidade. “Entregamos algo gratuito para o ecossistema que faz com que as pessoas recebam conteúdo para construção de novos negócios, e é assim que tudo gira”, comemora De Lucca. Um evento para firmar o final da parceria entre a Satc e ACATE será realizado em dezembro para apresentação dos resultados.

Leia mais sobre: