InternetData CenterAssinante

Procon de Criciúma orienta consumidores para comprar com segurança durante a Black Friday

Órgão elaborou dicas para que os criciumenses aproveitem a data com tranquilidade
Procon de Criciúma orienta consumidores para comprar com segurança durante a Black Friday
Foto: Divulgação / Decom
Por Redação Engeplus Em 08/11/2019 às 10:03

Para orientar os consumidores e evitar transtornos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma elaborou dicas para que os munícipes aproveitem a Black Friday com segurança. A orientação é que antes de adquirir uma determinada mercadoria, os consumidores devem elaborar pesquisas de preços, já que a data pode concentrar propagandas enganosas. O órgão municipal elaborou cinco dicas para os moradores aproveitem as compras com mais tranquilidade.

Conforme o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, é viável que o cidadão avalie a necessidade de efetivar uma compra específica, deixando o impulso de lado. Caso concretize a aquisição, a pessoa deve exigir a nota fiscal e avaliar a garantia estendida.  “O consumidor precisa ter um cuidado a mais em compras pela internet. É essencial verificar a origem e o nível de satisfação dos clientes de um determinado site de vendas. O morador deve conferir se o site é brasileiro para não resultar em custos extras e evitar problemas jurídicos, pois cada país possui suas regras do Código do Consumidor”, destaca Colle.

O coordenador afirma que a dica mais importante é alertar o consumidor a guardar provas, como fotos e encartes para constatação e formalização de uma possível denúncia. “Quanto mais elementos tivermos para provar a irregularidade, mais consistente e mais fácil será enquadrar as empresas que estão cometendo as infrações”, finaliza.

O Procon de Criciúma funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na rua Henrique Lage, 267, no Centro. Esclarecimentos e denúncias podem ser realizados através do telefone (48) 3445-8522 ou pelo 151. Mais informações também podem ser obtidas no site.

Confira as dicas para uma compra mais segura:

Defina o produto que você busca: não deixe para fazer as compras por caráter de mera oportunidade. É possível que isso não seja benéfico para seu orçamento e suas finanças. Saia de casa na Black Friday para buscar o que você realmente estiver precisando.

Defina as marcas que lhe interessem: não compre qualquer marca. Muitas vezes, alguns produtos estão à venda sem que venham a oferecer posteriormente a qualidade esperada por quem compra.

Análise o comércio virtual: o comércio virtual está acessível 24 horas por dia. Verifique como está o ambiente e as condições de venda para que se tenha uma ideia do que está ou não atrativo para suas pretensões de compra. Considere custos de frete para verificar se uma compra nessa plataforma seria vantajosa.

Procure ir às lojas antes do evento: tal cuidado conferirá a você uma análise adequada se realmente há uma promoção com vantagens para aquisição ou se apenas há um excessivo apelo comercial por vendas, que não venham de fato a trazer uma vantagem para a compra por parte de você consumidor.

Consulte a credibilidade da loja que visitará: caso você ainda não tenha sido cliente em algum momento da loja em que pretende comprar, fale com pessoas que já fizeram compras e verifique se o pós-venda é adequado. Pense duas vezes em continuar a cogitar a compra caso tenha conhecimento de contratempos na relação cliente e loja.

Leia mais sobre: