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Procon completa 15 anos de atuação na defesa do cidadão içarense

Programa de Proteção e Defesa do Consumidor celebra data neste sábado, dia 15
Procon completa 15 anos de atuação na defesa do cidadão içarense
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 15/06/2019 às 18:48

Importante na defesa do consumidor, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Içara tem muita história para contar. Neste sábado, dia 15, o órgão comemora 15 anos de atuação no município. Durante este período, o órgão contribuiu fundamentalmente na vida de cada cidadão içarense.

“Trabalhamos na proteção e defesa de cada cidadão içarense, sempre buscando defender e proteger aquele que nos procura, trazendo um pouco de alento para um consumidor cujos direitos continuam sendo desonrados todos os dias”, afirma a diretora executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari.

Ainda de acordo com a diretora, a intenção é sempre solucionar o problema em sua raiz. “Combatemos os abusos praticados contra o mais vulnerável, o superendividamento, os problemas de consumo do cidadão idoso, a crise gerada pela recessão econômica e seus reflexos na vida das pessoas".

Os consumidores que necessitam dos serviços do Procon devem procurar o órgão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas, e das 13h às 17 horas, com sede na rua Altamiro Guimarães, nº 356, bairro Centro; ou ainda através do telefone (48) 3432 - 5299.

Ações promovidas pelo Procon nos últimos anos:

  • Mais de 7 mil consumidores atendidos, com um índice de resolutividade que chega a 90% de acordo com os dados do SINDEC - Sistema de Informações Nacional dos órgãos de Defesa do Consumidor.

  • Mais de 450 audiências conciliatórias realizadas, com índice de resolução de 73,5%;

  • Número de processos administrativos subiu 154% no ano de 2017 em relação ao ano anterior, e mais 197% em 2018 em relação à 2017. Indicando que a fiscalização e o controle sobre as práticas abusivas cometidas aos consumidores são cada vez melhor detectadas e coibidas;

  • Reforço no atendimento multicanal, nas redes sociais com as páginas oficiais do Procon nas redes,  transmitindo dicas diárias e informado acerca das ações realizadas pelo órgão. Além das orientações via telefone, e correio eletrônico;

  • Aquisição do primeiro veículo próprio - PROCON Móvel – intensificando a fiscalização, e possibilitando atendimento itinerante, através de fundo próprio;

  • Ações itinerantes, com diversas atividades e registro de reclamações. Tirando dúvidas, proferindo palestras, distribuindo cartilhas e folders de orientações sobre os direitos do consumidor;

  • Realização de operações de fiscalização que são amplamente divulgadas (Operação Semana Santa, Volta às aulas, Páscoa, Combustíveis, Dia das Crianças);

  • Ações informativas e educativas nas comunidades em parceria com as Secretarias Municipais;

  • Julgamento de mais 400 processos administrativos em fase recursal através do CONDECOM (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e Cidadania) , além de estudar, discutir e apresentar projetos para implementação de políticas públicas em defesa do consumidor no município;

  • Implantação e execução do projeto Içara Online, possibilitando o acesso gratuito a rede de internet wifi nas imediações da Praça São Donato, Rua Cel Marcos Rovaris e Praça da Juventude.  Através da reversão de multas aplicadas pelo próprio órgão, a fornecedores que agem em desacordo com a legislação consumerista, com acesso à plataforma Consumidor.Gov;

  • Reuniões periódicas e campanhas com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município;

  • Uniformização da equipe e reestruturação da sede do Procon (mobília, computadores, assentos, telefones, projetor, máquina fotográfica, notebook) conferindo mais comodidade e dignidade no atendimento ao cidadão. Tudo com recurso do fundo próprio.

Colaboração: Giovane Marcelino / Prefeitura Içara