InternetData CenterAssinante

Prefeitura de Imbituba suspende aulas após nova suspeita de meningite

Uma criança de 12 anos morreu no último domingo por meningite bacteriana
Por Rafaela Custódio Em 18/06/2019 às 11:10

A prefeitura de Imbituba suspendeu as aulas em toda a rede municipal de ensino nessa segunda-feira, dia 17. O fato aconteceu após a confirmação da morte de uma menina de 12 anos por meningite bacteriana no último domingo. Outra menina também de 12 anos está com suspeita da doença, mas nada foi confirmado até o momento.

O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior informou que os Jogos Estudantis de Imbituba (JEIMB) também foram suspensos. A medida foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados. “Com a nova suspeita que surgiu no Hospital São Camilo hoje [ontem], decidimos, por precaução, suspender as aulas em toda a Rede Municipal. Em conversa com a Gerência Estadual de Saúde, decidimos também suspender as aulas nas escolas estaduais do município. São medidas preventivas, pois a meningite é uma doença contagiosa pelo contato direto com as secreções. Não devemos entrar em pânico. O que precisamos fazer é tomar as devidas precauções e estamos tomando”, relatou o prefeito.

Equipes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) estão em Imbituba reunidos com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, de Educação, Regional de Saúde e pais de alunos para repassar orientações e definir outras medidas de prevenção. Uma segunda estudante, também com 12 anos, está internada com suspeita de meningite bacteriana. O caso ainda está em investigação. A Diretoria aguarda o resultados dos exames para confirmar ou descartar o caso. 

Doença meningocócica em Santa Catarina

Este ano, foram confirmados 19 casos de doença meningocócica nos municípios de Blumenau (2), Turvo (1), Itapema (1) , Navegantes (1), São Francisco do Sul (1), Balneário Camboriú (1), Garopaba (1), Itajaí (1), Lages (1), Itapema (1), Porto União (1), Jaraguá do Sul (1), Fraiburgo (1), Criciúma (1), Itajaí (1), Bombinhas (1), Palhoça (1), Imbituba (1).

Três pessoas morreram:
Jovem, 18 anos, residente em Lages
Bebê, 9 meses, residente em Jaraguá do Sul
Adolescente, 12 anos, residente em Imbituba