InternetData CenterAssinante

Prefeitura de Cocal do Sul e Epagri capacitam colaboradores em educação e saneamento ambiental

Curso mesclou teoria e prática em oito horas de aula
Prefeitura de Cocal do Sul e Epagri capacitam colaboradores em educação e saneamento ambiental
Foto: Divulgação
Por Redação Engelus Em 23/07/2019 às 16:01

Mais de 50 servidores da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul foram capacitados em  Educação e Saneamento Ambiental. O curso ministrado pela Epagri contou com a parceria do setor de Segurança do Trabalho. Ao todo foram oito horas de aula prática e teórica. O grupo também realizou uma visita técnica no Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul - Cirsures, em Urussanga, onde foi apresentadotecnicamente como funciona o aterro sanitário e o centro de triagem para reciclagem de materiais.

Conforme o extensionista social da Epagri, Kriger dos Santos Leopoldo durante o curso foram abordados os desafios perante os problemas  ambientais vividos no Planeta e dentro da própria casa. "Nós trabalhamos com explanação de conteúdos chaves, o desenho do cenário ambiental atual dentro de um contexto local e global, as possíveis soluções referentes aos problemas abordados e o papel de cada um. Encerramos a primeira parte da manhã trabalhando a educação ambiental como ferramenta transformadora em sinônimo de cidadania, abordando uma nova consciência e postura perante os desafios, sempre no intuito de buscar o comprometimento de cada um de nós com um ambiente de vida saudável", destaca.

Para o motorista, Romildo Francisco dos Santos a capacitação foi excelente. "Tem muitas coisas sobre reaproveitamento que eu não conhecia e tenho certeza que a maioria das pessoas desconhecem. A forma de fazer a compostagem foi o que mais me chamou a atenção. Ela tanto serve para manter a propriedade limpa como fértil. Tudo isso intercalado com a separação do lixo seco do orgânico. Só quando a gente se depara com o trabalho dos catadores que percebemos o quanto podemos fazer para ajudar, como o simples hábito de separar o lixo para a reciclagem", observa.  

Nesta semana, também pela Epagri, 25 merendeiras das escolas do município foram capacitadas em produção de pratos da culinária à base de produtos da agricultura familiar.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Cocal do Sul