InternetData CenterAssinante

Por dias melhores ao carvão mineral, Frente Parlamentar é empossada

Setor carbonífero passar a contar agora com Frente Parlamentar em Brasília e na Alesc
Por dias melhores ao carvão mineral, Frente Parlamentar é empossada
Foto: Heitor Carvalho
Por Heitor Carvalho Em 23/08/2019 às 19:00

Como não poderia deixar de ser, a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, a Satc, foi o local escolhido para ser realizada a posse da Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral. A posse dos deputados estaduais aconteceu nesta sexta-feira, dia 23, no auditório 1 da instituição.

Agora o carvão mineral passa a contar com duas frentes, uma estadual que é a que foi empossada hoje, que tem como coordenador o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), e a federal, denominada Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, que é presidida pelo deputado federal Daniel Freitas  (PSL).

Além de Minotto, estão na frente parlamentar o Coronel Mocellin (PSL), Jerry Comper (MDB), Marlene Fengler (PSD), Mauro de Nadal (MDB) e Milton Hobus (PSD). Durante a posse solicitaram entrada os deputados Felipe Estevão (PSL), Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Ada De Luca (MDB).

Para o presidente da frente estadual, o trabalho de todos será fundamental para o desenvolvimento das atividades carboníferas. “O mais importante é a participação de cada um. A presença de vocês aqui inclusive já mostra o quanto o carvão é impotente para a gente”, comentou Minotto, agradecendo o apoio das autoridades que marcaram presença no evento.

O deputado federal Daniel Freitas, ressaltou que ações voltadas a promoção do carvão mineral já estão sendo realizadas. “Nos primeiros seis meses de trabalho foquei em criar boas relações em Brasília, relações essas que já estão dando frutos para a atividade carbonífera em Santa Catarina, em especial na Região Sul”, destacou o também presidente da frente federal, que durante sua fala afirmou “eu tenho os pés nascidos no carvão”.

Um dos principais nomes do Brasil e no Mundo quando o assunto é carvão mineral, o diretor executivo da Satc e presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, fez um pedido aos presentes, em especial aos deputados. “Eu peço foco na criação de uma política estadual para o carvão mineral”.

O compromisso assumido pelos deputados da Frente Parlamentar é o de promover estudos, ações e encaminhamentos em favor do setor, com o objetivo de desenvolvimento da atividade carbonífera para a implantação de um Parque Termelétrico na Região Sul.