InternetData CenterAssinante

Pit Stop Ecológico incentiva descarte correto e consciente em Criciúma

Local receberá o depósito de resíduos e materiais inservíveis
Pit Stop Ecológico incentiva descarte correto e consciente em Criciúma
Foto: Reprodução
Por Redação Engeplus Em 20/08/2019 às 17:29

Agora os materiais recicláveis, móveis, eletrônicos, óleos de cozinha, entre outros, terão mais uma oportunidade de serem descartados de forma correta e consciente em Criciúma. É com esse objetivo que a Administração Municipal, via Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), em parceria com a Racli - Limpeza Urbana, está lançando o Pit Stop Ecológico. O projeto inicia no dia 26 de setembro, das 9h às 16 horas, na Praça Sebastião Toledo dos Santos, no bairro Pinheirinho. No local será realizada a coleta de resíduos e materiais inservíveis, além de orientações aos moradores sobre a coleta seletiva.

“Esse trabalho de conscientização ambiental vai permitir que as pessoas conheçam mais e melhor os materiais que podem ser reciclados e entregá-los mais perto de suas residências, com o descarte correto dos itens”, enfatiza a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

A ação faz parte do projeto Eco Conscientização, que trabalha a coleta seletiva solidária nas escolas. A iniciativa também beneficia profissionais da área de educação com capacitações sobre a importância do descarte correto do lixo. O tema é trabalhado por educadores em salas de aula. Conforme Anequésselen, com as atividades surgiu a ideia de ultrapassar o âmbito escolar e ir para as comunidades com o Pit Stop Ecológico, que será realizado na última segunda-feira de cada mês, em diferentes bairros.

“Como já existe a coleta seletiva, queremos que as pessoas façam parte do programa e se conscientizem na hora de separar os materiais, pois muitos deles estão indo de forma errada para as cooperativas”, comenta o chefe do Departamento de Educação Ambiental da Famcri, Eduardo Luzzi Damassini.

Tecnologia aliada à coleta seletiva:

O Pit Stop Ecológico foi lançado juntamente com o aplicativo Rever. A apresentação ocorreu no início de agosto, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. A plataforma avisa o cidadão quando a coleta seletiva passará pelos bairros, além de conter informações sobre a Famcri e um espaço para denúncias, possibilitando uma maior interação entre a comunidade e o poder público sobre os assuntos voltados à reciclagem.

Ecoponto

A Famcri também dispõe de um espaço para a coleta de objetos e materiais que não devem ser descartados no lixo comum, como pneus, eletrônicos, móveis, pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha usado. Localizado na Rodovia Jorge Lacerda, nº 900, no bairro Sangão, o Ecoponto possibilita a destinação correta dos materiais inservíveis, evitando o seu abandono em ruas, calçadas, terrenos baldios e o descarte final em lixões ou aterros sanitários, podendo originar danos ambientais e má qualidade de vida às pessoas.

Colaboração: Maria Henrique Leandro / Prefeitura Criciúma