InternetData CenterAssinante

Parque dos Imigrantes: inauguração promete tradição e muita música em Criciúma

Comemoração dos 139 anos, inicia com missa e corte de bolo, e segue durante todo o dia
Parque dos Imigrantes: inauguração promete tradição e muita música em Criciúma
Foto: Beatriz Formanski / Prefeitura Criciúma
Por Redação Engeplus Em 04/01/2019 às 11:10

Dia 6 de janeiro promete resgatar tradições, trazer emoção e animar o público. A inauguração do Parque dos Imigrantes, no aniversário de 139 anos de Criciúma, será repleta de música e cultura. O evento contará com apresentações locais, o tombo da polenta, bolo em celebração ao aniversário do município, e ao final, o esperado show nacional de Thaeme e Thiago. 

Já no início do dia, a população poderá acompanhar uma missa na Catedral São José, às 8 horas. Após a cerimônia, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, irá realizar o corte do bolo em celebração ao aniversário da cidade. Às 10 horas, no Parque dos Imigrantes será realizado o hasteamento da bandeira nacional ao som da banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). 

As atrações iniciam no parque a partir das 16 horas, com os cantores locais Anderson Fernandes Banda e Marcos Rosso que cantarão diversas músicas para animar o público. Às 17 horas, entra no palco a dupla sertaneja rio mainense Fernanda e Renata. Segundo a integrante da dupla, Fernanda Fernandes Virtuoso, é um sonho realizado cantar no dia da inauguração do parque. “Para nós da dupla será muito especial. Quando pequenas nós tocávamos nas festas do bairro e um dos nossos sonhos na época era subir no palco em um evento na nossa região e resgatar as nossas origens”, ressalta a cantora. 

A dupla está oficialmente formada há dois anos e se apresenta nos três estados do Sul. As irmãs gêmeas, Fernanda e Renata, vêm de uma família de músicos da região. “É uma expectativa muito grande que estamos com a apresentação, é um dos shows mais importante que iremos fazer. É um sonho dentro de um sonho”, acrescenta Fernanda. 

Tradições tomam conta do espaço 

Como forma de resgatar lembranças das sete etnias que colonizaram Criciúma, no dia do evento terá atrações para que a população reviva antigas memórias. Às 18 horas, o Grupo Culturale Amici Della Polenta, de Urussanga, fará o tradicional Tombo da Polenta no Parque dos Imigrantes. 

Conforme o presidente do grupo, Gilson Antônio Fontanella, o objetivo é resgatar, preservar e difundir a cultura italiana na forma de gastronomia. “A polenta foi um dos primeiros alimentos que os imigrantes consumiam para se sustentar naquele tempo. Nós apresentamos do mesmo jeito que os imigrantes faziam naquela época”, fala. 

O presidente também aponta que é utilizado o milho cravo, o mesmo usado no passado. O processo de moer o milho também segue a tradição, sendo feito na atafona. “Nossa farinha é mais fina do jeito que os italianos gostavam na época. Nós mexemos da forma tradicional para mostrar a força e durante os preparos nós fazemos cantoria com as músicas italianas. São utilizados no Tombo da Polenta 50kg de farinha”, informa. Acompanhando os preparos da polenta, o Grupo Bellunesi, de Nova Veneza, se apresentará. Já às 18h30, a festa fica por conta da cantora Marília Dutra. Às 19h30 entra no palco a cantora Inês Rizzardo, cantando músicas italianas. 

Inauguração 

A partir das 20 horas, a população poderá acompanhar o início da cerimônia de inauguração. O momento promete muita emoção com resgate da história do local onde hoje está o parque e muitas homenagens. A atafona será aberta ao público para visitação. Após o cerimonial, será realizado o corte de bolo em comemoração aos 139 anos de Criciúma. O show principal inicia às 22 horas com a dupla nacional Thaeme e Thiago. A Caixa Econômica Federal é uma parceira do município e está patrocinando as celebrações do aniversário de Criciúma. 

Colaboração: Ana de Mattia / Prefeitura Criciúma