InternetData CenterAssinante

Outono ainda sem frio afasta cardumes de tainha do litoral

A safra iniciou no dia 1º de maio
Outono ainda sem frio afasta cardumes de tainha do litoral
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 24/05/2019 às 11:58

A pesca da tainha segue em baixa em Balneário Rincão. As temperaturas elevadas afastaram os cardumes e os pescadores retiraram do mar até o momento apenas 500 quilos de peixes.  A safra iniciou no dia 1º de maio. A expectativa era de chegar no mínimo as 80 toneladas capturadas na última safra.

Segundo o presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Piccolo o prejuízo já está grande. “Mais uma semana sem peixe. A previsão que é o mar esteja agitado no fim de semana, com isso, não vamos entrar no mar. Nada está ao nosso favor”, comenta.

Piccolo ainda lembra que estão esperando o frio chegar. “Se a água permanecer quente, nós não conseguimos retirar o cardume do mar”, explica. “Nossos pescadores já estão com prejuízos em suas casas, as contas não param de chegar. Não lembro de um começo de safra tão ruim como este”, acrescenta.

Nos últimos três anos de safra, o melhor saldo foi em 2016. Naquela temporada foram mais de 100 toneladas de tainha capturadas por pescadores da Colônia Z-33. Em 2017, foram 60 toneladas, 20 a menos que em 2018.

Leia mais sobre: