InternetData CenterAssinante

Novo caminhão para a coleta seletiva de Forquilhinha

O convênio do município com a Acafor foi renovado pelo prefeito Dimas Kammer
Novo caminhão para a coleta seletiva de Forquilhinha
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 22/12/2019 às 17:45

Os profissionais da coleta seletiva ganharam um reforço para a realização dos trabalhos em Forquilhinha. O prefeito Dimas Kammer e o vice Félix Hobold fizeram a entrega nessa semana do novo caminhão que vai estar a serviço da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor). O veículo foi adquirido por meio de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o investimento de R$ 231,5 mil.

A presidente da Acafor enalteceu a importância do caminhão e agradeceu o Governo Municipal de Forquilhinha pela aquisição. “Este veículo vai proporcionar mais agilidade no nosso trabalho, pois ele possui uma capacidade de carga bem superior que o nosso antigo caminhão. Alguns locais era preciso passar umas três vezes para conseguir recolher todos os materiais, e com este vamos poder levar tudo em uma viagem só”, conta a Neusa Peron Machado.

O caminhão adquirido é um Mercedes-Benz modelo Atego 1719, com computador de bordo, ar-condicionado, direção hidráulica, 185 cavalos de potência e demais itens. Ele deve entrar em ação no início do próximo ano, após receber algumas adaptações e identificação. “Estamos suprindo uma necessidade da coleta seletiva em Forquilhinha, que muitas vezes ficava sem o recolhimento por causa da manutenção do antigo caminhão. É o nosso dever dar o suporte à reciclagem que traz sustentabilidade ao meio ambiente”, salienta o prefeito Dimas.

Renovado o convênio do município com a Acafor

O Governo Municipal renovou o convênio com a Acafor para o próximo ano. O termo de fomento foi assinado no gabinete do prefeito com a presença de secretários, associados da Acafor e a Fundação Ambiental de Forquilhinha (FUNDAF). É do lixo que vem o sustento de 14 famílias no município.

A administração municipal contribui com as manutenções básicas do centro de triagem, além de fornecer o caminhão para o recolhimento dos materiais. “Esta parceria gera resultados, como a preservação do meio ambiente e a geração de empregos para as famílias do município”, pontua a superintendente da FUNDAF, Lilian Arns.

Em Forquilhinha a coleta de resíduos recicláveis varia de 40 a 60 toneladas por mês. “O nosso município é referência regional na coleta seletiva, mas possui a capacidade de fortalecer ainda mais. É preciso criar uma cultura de separar bem o seu lixo, visto que mais de 50% dos materiais arrecadados são descartados por uma separação incorreta com a mistura de materiais orgânicos”, declara a coordenadora de Educação Ambiental da FUNDAF, Daiani Rampinelli.  

O que separar

Plástico: Garrafas pet, sacolas, embalagens de produtos de higiene e limpeza, brinquedos e utensílios de plástico;
Vidro: Garrafas, potes, frascos de alimentos e produtos de higiene e limpeza;
Papel: Jornais, revistas, cadernos, folhas, listas telefônicas, caixas de papelão, embalagens longa vida;
Metais: Latas de bebidas, alimentos, panelas, talheres, bacias, objetos de cobre, zinco e ferro;
Isopor

Dicas

- Use pelo menos um saco ou caixa para os recicláveis e outro para o lixo orgânico;
- Lave e elimine restos de comida e bebida dos materiais recicláveis;
- Coloque para fora apenas no dia e hora da passagem do caminhão de coleta;
- Fique atento ao seu dia de coleta.

Leia mais sobre: