InternetData CenterAssinante

Nova Veneza realiza segunda edição de Festival de Teatro Relâmpago

Evento marca Semana do Meio Ambiente
Nova Veneza realiza segunda edição de Festival de Teatro Relâmpago
Foto: Divulgação
Por Redação Em 03/06/2019 às 18:30

Inicia hoje, dia 3 a segunda edição Festival Relâmpago de Teatro Estudantil – O Meio Ambiente EmCena. Os alunos das escolas de Nova Veneza iniciam nesta segunda a preparação, que durará três dias, resultando em numa peça teatral de 15min. As apresentações serão na quinta, dia 6, para os grupos que iniciaram hoje, e sexta-feira, dia 7, para os que iniciaram amanhã. O evento é parte da programação da 5ª Semana Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza.

No final de cada espetáculo, três debatedores avaliavam as peças e fazem suas ponderações. O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Juliano Dal Molin, o resultado já é positivo pela procura. “Estamos desenvolvendo uma nota edição e já tivemos mais procura por participação. Éramos sete em 2018, e agora são nove grupos, inclusive com um grupo da APAE participando. Nosso objetivo é conseguir trabalhar as questões ambiental de forma diferente, onde cada escola traga a sua realidade, trabalhando um tema especifico. Será uma semana de Integração. Com educação, cultura e meio ambiente”, comentou Dal Molin.

Conforme coordenador do festival, o ator do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, Reveraldo Joaquim, o evento é um grande motivador para que as escolas continuem estimulando a prática do teatro e das artes. “O Festival vem ao encontro da humanização das relações, fortalecendo o posicionamento e amadurecimento das crianças e adolescentes que adquirem um espaço para manifestação dos seus sentimentos e do seu talento, perante a sociedade e ao meio ambiente”.

O festival, não tem caráter competitivo. Os grupos são formados nas escolas da rede de ensino de Nova Veneza, onde cada escola recebe um tutor e uma sinopse, com o tema relacionado ao meio ambiente. O Grupo com o auxílio do tutor tem três dias para montar uma peça teatral que será apresentada no Teatro de Nova Veneza. Ao final de cada apresentação o grupo faz um bate-papo com a plateia e com três pessoas ligados ao fazer teatral de Santa Catarina. Yonara Marques, atriz profissional e uma das fundadoras do Grupo Cirquinho do Revirado. Gustavo Bieberback, mestre em teatro e Eduardo Osorio, doutor em teatro, ambos professores do curso de Graduação em Teatro da UNESC.

As apresentações são gratuitas e aberto ao público geral.

 

Apresentações dia 06/06 Quinta-feira das 8:30 às 11:30

Escola Municipal Líbero Ugioni – Tutora Mixa Ribeiro

Escola Municipal Bairro Bortolotto – Tutor a marines Marques

Escola E. Julieta Torres Gonçalves – Tutora Ana Bertolínia

Escola Municipal Vitor Savi – Tutor Marcos Farias

 

Apresentações dia 07/06 Sexta-feira. 13:30 às 16:30

APAE de Nova Veneza – Tutora Emanuele Weber

Escola Augusto Mondardo – Tutor Fabio Justino

Escola Municipal Caravaggio – Tutora Danika Barreto

Escola Estadual Abílio Cesar Borges – Tutora Jessica Landin

Esc. Est. Humberto Hermes Hoffman – Totor Marcelo Ciepielwisk

Colaboração: Antoio Rozeng