InternetData CenterAssinante

Nicolau Preis é homenageado em Forquilhinha

O Centro Cultural recebeu o nome do primeiro maestro incentivador da cultura no município
Nicolau Preis é homenageado em Forquilhinha
Foto: Divulgação/Prefeitura de Forquilhinha
Por Redação Engeplus Em 12/12/2019 às 13:13

A estrutura que abriga as manifestações culturais em Forquilhinha recebeu a denominação de Centro Cultural Nicolau Preis. Uma cerimônia na noite de quarta-feira, dia 11, marcou a homenagem ao primeiro maestro e grande incentivador da cultura no município, e também a inauguração das obras complementares do Centro Cultural com a presença dos familiares de Preis, autoridades e a comunidade.

Nicolau Preis criou o primeiro coral de Forquilhinha, em 1918, inicialmente composto por homens da sua família que era conhecida pela habilidade no canto. No mesmo ano, Preis aceitou a sugestão da comunidade para criar um coral misto com membros da sua família e da localidade. O grupo fundado por ele teve ao longo de sua história vários outros maestros que deram continuidade ao trabalho, e hoje o coral segue em atividade com mais de 100 anos de existência.

“A denominação deste espaço como Centro Cultural Nicolau Preis estabelece uma referência histórica na cidade, além de prestar uma homenagem a quem tanto amava a música e ajudou a fomentar o canto coral em Forquilhinha. Agradeço aos vereadores pela aprovação do nome na Câmara, e a todos que contribuíram para tornar o Centro Cultural uma realidade”, declara o prefeito Dimas Kammer.

Âmida Tiscoski, neta de Preis, agradeceu em nome da família. “O meu avô deve estar muito feliz por ser lembrado desta forma, depois de mais de 100 anos. Obrigada a todos por homenageá-lo colocando o seu nome no Centro Cultural. Um dia como hoje não deveria acabar, pois é muito emocionante”, disse. Na sequência, ela os bisnetos do maestro cantaram uma música alemã pelo Deutche Gruppe.

Melhorias no Centro Cultural Nicolau Preis

O evento também marcou a inauguração das obras de melhorias do Centro Cultural Nicolau Preis. O espaço recebeu espelhos na sala de dança, instalações preventivas contra incêndio, luminárias internas e externas, colocação de para raio, acessórios sanitários, além da construção da calçada de acesso.

O Centro Cultural Nicolau Preis foi construído em 2016 numa parceria entre o Governo Municipal de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, em parceria com o extinto Ministério da Cultura. A edificação possui 514,5 metros quadrados e capacidade para abrigar 150 pessoas com conforto.

Atualmente o espaço vem sendo utilizado por entidades culturais de Forquilhinha, como a Banda Municipal, Immerfroh, Coral Sagrado Coração de Jesus e outros grupos que realizam os seus ensaios. Além disso, o Centro Cultural Nicolau Preis disponibiliza amplo espaço para exposições de artistas de toda região e oferta oficinas gratuitas de música, artes, artesanato, dança, aulas de idioma italiano e alemão, cursos de capacitação entre outros.

Colaboração: Filipe Casagrande/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Forquilhinha