InternetData CenterAssinante

Mineiros iniciam greve nesta quarta-feira

Paralisação acontecerá a partir das 12 horas
Mineiros iniciam greve nesta quarta-feira
Foto: Eduardo Madeira
Por Rafaela Custódio Em 13/03/2019 às 09:36

Os trabalhadores da indústria de mineração iniciarão uma greve às 12 horas desta quarta-feira, dia 13. A paralisação acontecerá em cinco municípios da Região Sul. Lauro Müller, Treviso, Siderópolis, Urussanga e Içara. Atualmente, a indústria conta com 2,5 profissionais.

Segundo o presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Genoir dos Santos, os trabalhadores do turno das 10 horas já não irão trabalhar. “A categoria quer que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) aumente ao equivalente de 5,91% sobre o salário de dezembro, mas no sábado, dia 9, foram oferecidos 4,25% e os trabalhadores rejeitaram. Hoje, vamos nos reunir às 16 horas. Nos ofereceram agora 5%. Vamos analisar com a categoria”, afirma.

Santos ainda ressalta que na última assembleia foi decidido que a partir das 12 horas, a categoria iria entrar em greve. “Estamos convocando os trabalhadores para a assembleia das 16 horas. Mas, os funcionários do turno das 10 horas não pegarão mais no trabalho”, declara.

A reportagem do Portal Engeplus tentou contato com o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), mas não obteve resposta.

 

Leia mais sobre: