InternetData CenterAssinante

Mineiros aceitam proposta e encerram greve

Reajuste salarial será de 5.02%
Mineiros aceitam proposta e encerram greve
Foto: Eduardo Madeira / Redação Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 13/03/2019 às 20:32

A greve dos trabalhadores da indústria de mineração terminou. Os profissionais iniciaram uma greve às 12 horas desta quarta-feira, dia 13. A paralisação aconteceu em cinco municípios da Região Sul. Lauro Müller, Treviso, Siderópolis, Urussanga e Içara. Atualmente, a indústria conta com 2,5 profissionais.

Segundo o presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Genoir dos Santos, os trabalhadores aceitaram a proposta realizada pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). “Tivemos um reajuste salarial de dezembro de 5.2%. Receberemos abono de férias de R$ 1.618,90 mais vale alimentação de 199,30  pra receber quando o trabalhador sair de férias e assistência ao trabalhador acidentado que antes era de 60 dias e agora passou para 90”, explica. Santos ressaltou que os profissionais já voltaram a trabalhar. 

O diretor executivo do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Márcio José Cabral afirmou que a greve seria ruim para os trabalhadores e também para os patrões. “O setor continuará firme. A paralisação teria perdas para ambos os lados. Foi o maior reajuste salarial até aqui. Acredito que não haverá neste ano no Brasil um setor que tenho esse reajuste”, comenta.

 

Leia mais sobre: