InternetData CenterAssinante

Mesmo com chuva, desfile cívico-militar do Rio Maina traz homenagens ao Dia da Independência

No próximo sábado, dia 7, desfile será na Rua da Gente
Mesmo com chuva, desfile cívico-militar do Rio Maina traz homenagens ao Dia da Independência
Foto: Ana de Mattia / Prefeitura Criciúma
Por Redação Engeplus Em 31/08/2019 às 13:38

A chuva, que iniciou no meio do evento, não desanimou os pais, professores e alunos que acordaram cedo neste sábado, dia  31, para acompanhar o desfile cívico-militar do distrito do Rio Maina. O ato abriu a Semana da Pátria em Criciúma, com a participação de 41 entidades que desfilaram pela primeira vez no Parque dos Imigrantes. O tema escolhido pela Secretaria Municipal de Educação nesta edição foi ‘Amar a Família, Honrar a Pátria e Respeitar o Próximo’. 

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hercílio Amante, Esther Tavares e Diego da Silva Rodrigues acenderam o Fogo Simbólico da Pátria. “Este desfile foi preparado pelas 41 instituições que desfilaram na manhã desse sábado e abriram as atividades em alusão à Independência do Brasil. A Semana da Pátria relembra o descobrimento do nosso país, esse ponto marcante na história do Brasil, do nossa estado e da nossa cidade”, frisa a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca

Os estudantes encontraram na Semana da Pátria uma oportunidade de honrar a história do Brasil e também de homenagear o país e a sua escola. Como no caso do aluno do 6º da EMEIEF Judite Duarte de Oliveira, Leonardo Campos Viana. “É uma forma de valorizar a nossa escola, mostrar que temos bastante coisa boa. Aprendemos que o 7 de setembro é o dia da Independência do Brasil e hoje é um jeito de mostrar nossa história”, comenta. 

A estudante da EMEF Hercílio Amante e porta bandeira no desfile, Maria Eduarda Ramos Borges, afirma que foi um sentimento inexplicável desfilar nesta manhã. “Foi muito gratificante. É uma oportunidade muito importante e um sentimento inexplicável estar aqui homenageando e carregando a bandeira do nosso município”, ressalta. Mas os pais também ficaram emocionados de ver os seus filhos desfilando. “Quando eu era pequena eu sempre desfilava e agora estou passando isso para ele. É uma oportunidade de honrar a pátria. Foi maravilhoso vê-lo desfilar”, celebra a mãe do Yuri Cardoso, Raquel da Rosa.  

O desfile cívico-militar do distrito do Rio Mania abriu as celebrações em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. As atividades alusivas continuam na segunda-feira, dia 2, com a Troca da Bandeira em frente ao Paço Municipal Marcos Rovaris, às 9 horas. 

Já no dia 7 de setembro, no próximo sábado, será realizado o desfile cívico-militar, pela primeira vez, na rua José Henrique Mezzari, a Rua da Gente. O evento contará com a participação de 51 entidades e inicia às 8h. “É uma satisfação muito grande estar aqui e acompanhar o desfile do Rio Maina, no Parque dos Imigrantes, já que é local que resgata cultura e a tradição do nosso povo”, frisa o prefeito em exercício de Criciúma, Miri Dagostim.

Colaboração: Ana de Mattia / Prefeitura Criciúma