InternetData CenterAssinante

Mais uma praça sem manutenção. Desta vez o caso é no Pinheirinho

Lixo jogado no chão, mato alto e brinquedos danificados na Praça Dr. José Pimentel
Mais uma praça sem manutenção. Desta vez o caso é no Pinheirinho
Foto: Thiago Hockmüller
Por Thiago Hockmüller Em 16/05/2019 às 11:53

No último dia 7, o Portal Engeplus ouviu moradores da área Central de Criciúma, que reclamaram das más condições da Praça Domênico Sônego, conhecida também como Praça da Cesaca. A situação voltou a se repetir na manhã desta quinta-feira, dia 16, só que na Praça Dr. José Pimentel, no bairro Pinheirinho.

A reportagem esteve no local e registrou o descuido com a praça, que foi revitalizada e inaugurada em maio de 2014. Além do mato alto, muito lixo, poças de água (que inviabilizam acesso ao parquinho) e equipamentos danificados.

Josiane Laurindo de Moraes, 24 anos de idade, passa quase todos os dias pela praça. E não recorda a última vez que se deparou com o local limpo e acessível. “Faz tempo, meses já. Teve uma época que eu não sei quem limpava, mas o parquinho era limpo e vinham crianças nos finais de semana. Mas agora faz tempo que eu não vejo ela limpa, está em um estado diferente e que não dá para ser desfrutada”, lamenta.

Ao lado da praça está o prédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). E claro, os funcionários também convivem diariamente com o problema. Aliás, de acordo com uma das funcionárias do Cerest, todo o mês é encaminhado um ofício à prefeitura pedindo a manutenção da praça.

Faz algum tempo que ela está nesta situação deplorável. Um lugar que seria apropriado para as pessoas interagirem, para as crianças brincarem no parquinho está encapoeirado e não tem condições de receber o público. Precisa de ajustes, os balanços estão tortos, as tábuas do escorregador estão quebradas. Se houvesse uma mobilização da população que mora aqui perto essa situação poderia ser resolvida

Josiane Laurindo de Moraes, moradora do Pinheirinho
__________________________________

Já a Praça da Cesaca ainda não recebeu manutenção. O Portal Engeplus entrou em contato com a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Katia Smielevski, mas não foi atendido.

No último dia 6, os vereadores de Criciúma aprovaram o Projeto de Lei PL 15/19, de autoria do vereador Julio Kaminski, que dispõe sobre as normas de segurança e de manutenção dos brinquedos de parques infantis e academias ao ar livre localizados em áreas de uso coletivo. Segundo consta no documento, a medida prevê a manutenção preventiva dos parques infantis e academias ao ar livre, que deverão ser vistoriados sob pena de interdição caso estejam inadequados.

Leia mais sobre: