InternetData CenterAssinante

Mais duas tartarugas encontradas mortas em Balneário Rincão

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, animais morreram em alto mar
Mais duas tartarugas encontradas mortas em Balneário Rincão
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 09/10/2019 às 10:38

Duas tartarugas foram encontradas mortas na manhã desta quarta-feira, dia 9, na orla do Balneário Rincão, próximo da Plataforma Sul. Elas são de espécies diferentes e o indício é de que tenham morrido em alto mar.  

O protocolo de desencalhe já foi acionado, mas segundo o biólogo do Museu de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Rodrigo Freitas, não será realizado o recolhimento dos animais para pesquisa. "Já estão em um nível de decomposição muito alto e não vamos conseguir fazer muita coisa. Já entramos em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e eles vão providenciar o sepultamento destes animais”, explica.   

Uma das tartarugas foi identificada como Caretta Caretta, também conhecida como tartaruga-boba ou tartaruga-cabeçuda. A outra é da espécie tartaruga-de-couro. “Não tem como dizer do que morreram, a informação principal é que já chegaram mortas na orla”, explica o engenheiro Ambiental da prefeitura, Paulo Amboni.  

Nesta temporada, quatro tartarugas já foram encontradas mortas na orla do Rincão, além de dois lobos-marinhos, um boto e diversos pinguins. 

Leia mais

Tartaruga é encontrada morta na orla do Balneário Rincão