InternetData CenterAssinante

Jacarés serão monitorados em Laguna por especialistas

No dia 7 de junho um jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado Praia do Gi
Jacarés serão monitorados em Laguna por especialistas
Foto: Elvis Palma / Agora Laguna
Por Rafaela Custódio Em 24/06/2019 às 10:09

A Polícia Ambiental e pesquisadores da Udesc e Unisul iniciaram um projeto de monitoramento de jacarés-de-papo-amarelo em Laguna. A ação iniciou na última semana e os profissionais já estiveram no complexo lagunar em busca dos répteis.

Os profissionais já localizaram alguns jacarés no Rio Tubarão e na Praia do Gi. "Estamos montando o projeto, ainda é bem inicial e queremos realizar por um período de dois anos para conhecer melhor a espécie, o tamanho dela e sua distribuição, para podermos tomar medidas mais precisas",  explicou o comandante da Polícia Ambiental, Fernando Magoga.

Chamou atenção no último dia 7, o caso do policial aposentado que foi atacado por um jacaré-de-papo-amarelo na praia do Gi em Laguna. Ele filmava o réptil no momento em que foi surpreendido pelo jacaré.

De acordo com o biólogo especialista em répteis, Rodrigo Mendonça, inicialmente será feita a contagem, captura, marcação e soltura destes animais. "Queremos ter ideia do tamanho da população, distribuição no complexo lagunar, deslocamentos, entender porque estão aparecendo na praia, na região dos molhes, e  se tem relação com períodos de chuva ou temperatura, por exemplo", pontuou.

Ao ver um jacaré, é importante entrar em contato com órgãos ambientais, como Polícia Ambiental, Instituto Baleia Franca (para caso de animais marinhos) e o Departamento Ambiental do município.

Confira algumas dicas:

Manter um mínimo de cinco metros de distância do animal;  

Evitar contato físico;  

Não tentar alimentá-lo;  

Deixá-lo descansar evitando fotos e agito;  

Informar os órgãos ambientais.