InternetData CenterAssinante

Iniciam preparativos para 'Diálogo entre Bacias Hidrográficas'

A intenção da comissão organizadora é trazer para a região palestrantes
Iniciam preparativos para 'Diálogo entre Bacias Hidrográficas'
Foto: Divulgação
Por Redação Em 21/06/2019 às 22:32

Água e saneamento foram os elementos escolhidos para o tema da segunda edição do evento “Diálogo entre Bacias Hidrográficas”. A decisão feita pela equipe técnica da Associação de Proteção da bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR) foi uma das primeiras tratativas para a organização do evento, previsto para ser realizado no mês de agosto em parceria com os comitês das bacias dos rios Araranguá e afluentes catarinenses do rio Mampituba e do rio Urussanga.

O objetivo da ação é promover parcerias, fortalecer a cooperação e a capacidade de implementar ações de gestão sustentável da água e saneamento, para atender às demandas hídricas ambientais e socioeconômicas nas bacias hidrográficas do extremo sul catarinense. A intenção da comissão organizadora é trazer para a região palestrantes com experiências sobre pactuações na gestão de água e na área de saneamento básico, que é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O tema do evento este ano será “Água e Saneamento para Todos: Pactos de Gestão”. O acesso à água potável e ao saneamento é essencial para a saúde humana, para a sustentabilidade ambiental e para a prosperidade econômica. Esses objetivos foram deliberados pela ONU, em 2015, juntamente com as 169 metas universais para serem implementadas, por todos os países, até 2030. Abordando este assunto pretendemos atrair para o evento um público alvo composto por arquitetos, estudantes, engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores públicos (prefeitos, vereadores, secretários municipais), membros dos Comitês, professores, técnicos de órgãos municipais ambientais e todos os interessados pela gestão de recursos hídricos”, explica a técnica em recursos hídricos da AGUAR que atua para o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami.

Colaboração: Eliana Maccari - Jornalista