InternetData CenterAssinante

Içara chega aos 58 anos em pleno desenvolvimento

Conquistas na saúde, esporte, educação e infraestrutura marcaram o ano de 2019
Içara chega aos 58 anos em pleno desenvolvimento
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 30/12/2019 às 10:55

“Empenhado na luta e trabalho, tens futuro no imenso Brasil” é um trecho do Hino de Içara que caracteriza bem o momento que o município, que comemora 58 anos no próximo dia 30, e que conta com aproximadamente 60 mil habitantes, está vivendo. Com conquistas em diferentes áreas e construções, o ano de 2019 se encerra com uma boa expectativa para o próximo ano.

Na área da saúde, duas conquistas importantes foram corroboradas neste ano. O Hospital São Donato passou a atender na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após a inauguração da estrutura física no fim do último ano. Uma conquista que não beneficia só Içara, mas também toda a região sul do Estado, além do envio do projeto de Lei à Câmara de Vereadores para que a Administração Municipal destine 50% do valor arrecadado do IPTU ao hospital nos próximos dez anos. Na atenção básica, os atendimentos também foram realizados, com campanhas de vacinação com horários estendidos e campanhas como o Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

A educação de Içara contou com números surpreendentes em 2019. O município teve 40 medalhistas no Prêmio Acic de Matemática, com cinco ouros, 17 pratas e 18 bronzes; Garantiu duas medalhas de bronze na Olímpiada Brasileira de Robótica e garantiu as melhores notas de Santa Catarina na Olímpiada Brasileira de Matemática (Obmep), com Alessandro Mathias Machado, da EMEF Quintino Rizzieri, ficou em 1º lugar no ranking estadual nível um e em 7º à nível nacional. Já Kauan Mariani Ferreira, da EMEF Ângelo Zanellato, garantiu a primeira colocação no nível dois e ficou entre os dez melhores no ranking nacional.

Na área do esporte, Içara segue se destacando nacionalmente e internacionalmente. No Xadrez, a equipe do professor Claudionor Pirola participou de campeonatos por todo o Brasil, garantindo bons resultados para o esporte. No Karatê, a equipe liderada pelo professor Everaldo Pereira também participou de campeonatos nacionais e o trio Izabel Cardoso, Karolaini e Sabrina Pereira conquistaram o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, sendo que pela primeira vez, um içarense garantiu medalhas nesta competição. A recepção das atletas foi realizada com um passeio pela cidade no carro do Corpo de Bombeiros.

O ano de 2019 também foi marcado pela revitalização no centro de Içara, início da construção das duas novas torres do Paço Municipal Ângelo Lodetti, além de diferentes atividades nas demais pastas, como Planejamento e Desenvolvimento Urbano, departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), Assistência Social, Agricultura, Fazenda, Recursos Humanos, Samae e Serviços Urbanos, Procon, Fundai, Fundação Cultural de Içara, Defesa Civil e Desenvolvimento Economico. “Foi um grande ano com desenvolvimento na nossa cidade em diferentes áreas e esperamos que no próximo ano tenhamos mais desenvolvimento e crescimento para os içarenses”, pontuou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Crescimento e desenvolvimento para 2020

O ano de 2020 irá começar impulsionado por bons números na economia. Além de registrar o crescimento de 15%, o município de Içara também conta com a maior variação do crescimento no retorno do ICMS, com um índice de 5,1%, com números maiores de que cidades como Criciúma, Araranguá e Tubarão.

Içara é o maior produtor brasileiro de descartáveis plásticos, 2º maior exportador de implementos rodoviários, 3º maior produtor de tinta moveleira e 4º maior produtor de sorvete e exportador de mel e em 2020 contará com mais projetos para alavancar a economia. A chegada do Combo Atacadista e do Atacadão, do grupo Carrefour, às margens da SC-445 vão colaborar para que os consumidores tenham diferentes opções de compras. Os dois novos estabelecimentos se juntam ao Fort Atacadista, instalado na mesma via, no bairro Presidente Vargas.

Além das obras, haverá também a ampliação das áreas de acesso à Criciúma. No início da gestão eram duas e no próximo ano chegará a 8. “Com isso, vamos espalhar o fluxo de veículos, desafogando a SC-445 e com isso irá ajudar a desenvolver e valorizar diferentes áreas da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Inaugurações

Para o próximo ano, uma série de inaugurações está sendo planejadas. A entrega da construção das duas torres do Paço Municipal Ângelo Lodetti, entrega do quartel do Corpo de Bombeiros e da Casa Rosa, Construção do Parque Municipal, implantação da área empresarial Luiz Henrique da Silva, na comunidade de Esperança, condomínio José de Alencar e revitalização do Centro estão no cronograma para serem entregues no próximo ano. “São obras que farão com que Içara tenha uma nova cara, possibilitando mais empregos, educação e saúde para todos os munícipes”, finalizou o prefeito.

Colaboração: Giovane Marcelino / Prefeitura de Içara