InternetData CenterAssinante

Grupo de Artilharia de Campanha conquista as alturas da Serra Geral Catarinense

Participaram da atividade cerca de 45 militares envolvidos na Operação DIVISA 2019
Grupo de Artilharia de Campanha conquista as alturas da Serra Geral Catarinense
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 18/08/2019 às 21:47

O 28º Grupo de Artilharia de Campanha percorreu, nos dias 15 e 16 de agosto de 2019, no contexto de marcha através montanha e patrulhas de longo alcance com características especiais, a chamada Trilha dos Tropeiros, saindo de Siderópolis e chegando em Bom Jardim da Serra, cidade da Serra Geral Catarinense. Nesta atividade, realizada em pleno inverno subtropical, os militares enfrentaram temperaturas de 4° C no Alto da Serra Geral e sensações térmicas próximas a 0° C.

Participaram da atividade cerca de 45 militares envolvidos na Operação DIVISA 2019, do Curso de Formação de Cabos do corrente ano, que teve por objetivos desenvolver as atitudes de rusticidade, perseverança, abnegação, adaptabilidade, resiliência e espírito de corpo, além de verificar o nível de instrução alcançado pelos alunos formados no corrente ano. Os militares iniciaram o percurso da trilha no dia 15, por volta das 23 horas, atingindo uma elevação de 1234 m de altitude ao nascer do sol, e retornaram no dia 16, às 14h30.

A trilha foi muito utilizada no século passado por tropeiros catarinenses e gaúchos que desciam a serra com gado, porcos, charque e queijos para negociar nas cidades de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Criciúma. Com aproximadamente 26km de extensão e 1000 metros de altimetria (subida de 1000m o caminho corta a Reserva Biológica do Aguaí, inserido em um dos principais ecossistemas do planeta, hoje ameaçado.

Colaboração: Com Soc 28° GAC