InternetData CenterAssinante

Evento marca 50 anos de história do Sindicato dos Contabilistas de Criciúma

Comemoração aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 9
Evento marca 50 anos de história do Sindicato dos Contabilistas de Criciúma
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 10/09/2019 às 16:36

Ex-presidentes, diretores, associados, autoridades políticas regionais e lideranças da classe contábil do Estado prestigiaram o evento de comemoração aos 50 anos do Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont) na noite desta segunda-fera, dia 9, no Clube dos Contabilistas, em Criciúma. Fez parte da programação uma palestra sobre os desafios da contabilidade, proferida pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marcelo Seemann, seguida de um jantar. Além disso, foram homenageados os ex-presidentes.

Em seu discurso, o presidente do Sindicont, Fernando Marcos Garcia, enalteceu o trabalho de todos os ex-presidentes que estiveram à frente da entidade, agradecendo a todos que “caminharam juntos nessa trajetória, participando diretamente das diretorias ou contribuindo com as inúmeras conquistas e realizações da entidade”.

O primeiro presidente da entidade, Rodeval Alves, que na época tinha apenas 24 anos de idade, relembrou das dificuldades dos primeiros anos e das lutas e conquistas, citando a implantação do curso de Ciências Contábeis em Criciúma e da Junta Comercial do Estado no município, o que facilitou muito o trabalho dos contadores. 

Em sua palestra, o presidente do CRCSC, Marcelo Seemann, destacou a importância da tecnologia para a contabilidade e que o contador tem que sempre buscar o aperfeiçoamento profissional para trazer mais resultados às empresas, ajudando na sua gestão. Aproveitou para cumprimentar o Sindicont pelos seus 50 anos de história, destacando a parceria do CRC, principalmente na realização de cursos.

Já o vice-presidente administrativo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sérgio Faraco, elogiou o Sindicont pela sua história, falando da luta que é participar de entidades como essa por meio de um trabalho voluntário de seus diretores.

Os 50 anos do Sindicont ainda mereceram uma placa de homenagem da Prefeitura de Criciúma, concedida pelo prefeito Clésio Salvaro, e da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), entregue pelo vice-presidente, Valcir José Zanette.

Um pouco da história

O Sindicont começou como uma associação em 07 de outubro de 1968, quando foi aprovado o estatuto e a escolha de uma diretoria provisória até a obtenção da sua investidura sindical. A associação foi transformada oficialmente em sindicato no dia 1º de outubro de 1969, com cerca de trinta associados.

Ao longo de sua trajetória, muitas realizações foram executadas. A concretização das convenções estaduais, a formação da Federação dos Contabilistas, a instalação da Junta Comercial do Estado em Criciúma, bem como de uma delegacia do Conselho Regional de Contabilidade na região e a implantação do curso de Ciências Contábeis em Criciúma são apenas alguns exemplos de mobilização com resultados concretos.

A atuação do Sindicont conta com outras ações importantes, como a promoção da cursos de aperfeiçoamento profissional aos profissionais da contabilidade, convênios aos associados, aproximação com órgãos públicos e entidades de classe na busca de melhorar o trabalho desses profissionais em seu dia a dia, projetos sociais e comunitários, entre outros.

Colaboração: Suzi Nascimento / Hexa Comunicação