InternetData CenterAssinante

Escola Ângelo De Luca conquista campeonato de cubo mágico em Criciúma

Campeonato foi realizado nesse sábado, dia 24, no Parque dos Imigrantes
Escola Ângelo De Luca conquista campeonato de cubo mágico em Criciúma
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 25/08/2019 às 16:11

O palco do Parque dos Imigrantes, no Distrito do Rio Maina, foi ocupado por cerca de 60 alunos da rede municipal de educação de Criciúma, nesse sábado dia, 24. O cubo mágico foi a atração que encantou o público. Participaram do evento 11 equipes ensino fundamental que resolveram 12 ou 20 cubos tradicionais conforme a categoria em que foram inscritos.

A equipe de cubo mágico dos anos finais da escola Ângelo De Luca conquistou a medalha de ouro batendo o próprio recorde. Os quatro competidores resolveram 20 cubos em um minuto e 32 segundos. “Eles baixaram a média de 19,8 segundos para 18,6 segundos. Percebemos que a cada ano nossos alunos evoluem e ficam mais competitivos. Comparando resultados, percebemos que quase todas as escolas bateram o próprio recorde ou que equipes novas chegaram com desempenho superior aos conquistados em anos anteriores”, explicou Bruno César Garcia, membro da comissão organizadora dos campeonatos.

Nos anos iniciais, a escola Luiz Lazzarin obteve o melhor tempo que foi de quatro minutos e 13 segundos. Apesar do destaque no desempenho, ficou com a medalha de prata porque a pontuação final considera também as notas dos alunos. O primeiro lugar foi ocupado pela escola Serafina Milioli Pescador com um tempo de quatro minutos e 28 segundos.

A secretaria de educação presenteou os melhores colocados com cubos mágicos e quebra-cabeças tridimensionais e todos ganharam uma camiseta do projeto. “Queremos incentivar nossos alunos a participarem de projetos como este que incentivam a raciocinar, aceitar desafios e superar limites. Agradecemos aos diretores, professores, pais e aos nossos alunos que contribuíram para a realização deste campeonato”, comentou a secretária de educação, Roseli De Luca Pizzolo.

A escola Cristo Rei, de Cocal do Sul, colaborou enviando uma equipe de embaralhamento. As alunas Maria Eduarda Pires, Tayná da Silva da Rosa, Yará da Silva da Rosa e Lucas Silveira Marcelino embaralharam os cubos mágicos aplicando algoritmos utilizados em campeonatos oficiais para garantir que os competidores resolvessem as mesmas configurações.

Confira a classificação:

Anos Iniciais

1º Lugar: EMEIEF Serafina Milioli Pescador (4 minutos e 28 segundos)

2º Lugar: EMEIEF Luiz Lazzarin (4 minutos e 13 segundos)

3º Lugar: EMEF Padre José Francisco Bertero (4 minutos e 56 segundos)

Anos Finais

1º Lugar: EMEF Ângelo De Luca (1 minuto e 32 segundos)

2º Lugar: EMEF Professora Lili Coelho (2 minutos e 24 segundos)

3º Lugar: EMEF Jorge da Cunha Carneiro (2 minutos e 51 segundos)

Desempenho das demais equipes dos Anos Finais

4º Lugar: Hercílio Amante Equipe 1 (3 minutos e 29 segundos)

5º Lugar: Hercílio Amante Equipe 2 (4 minutos e 18 segundos)

6º Lugar: EMEIEF Serafina Milioli Pescador (4 minutos e 58 segundos)

7º Lugar: EMEF Padre José Francisco Bertero (5 minutos e 15 segundos)

8º Lugar: EMEF Judite Duarte de Oliveira (5 minutos e 30 segundos)