InternetData CenterAssinante

Escola de idiomas desenvolve campanha de reciclagem de lixo

Programa é parte do 'Projeto Recicla', ação de setembro do 'Act to Impact'
Escola de idiomas desenvolve campanha de reciclagem de lixo
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 19/09/2019 às 13:06

O espírito competitivo e a consciência ambiental mobilizam os alunos do Yázigi Criciúma numa grande campanha nacional de reciclagem de lixo. A unidade aderiu ao “Projeto Recicla” – ação de setembro dentro do programa de cidadania “Act to Impact!”, que é uma iniciativa institucional. A participação é aberta a todos que querem ajudar, seja aluno Yázigi ou não, basta levar os materiais, que poderão ser reciclados, na unidade mais próxima. 

Devem ser entregues para reciclagem papel e papelão, metal, alumínio, plástico e vidro. É importante que os resíduos estejam limpos, pois, do contrário, o material pode não ser adequado para a reciclagem. Marlon de Freitas, 50 anos, contou já ter o hábito de separar o lixo em casa, então, neste mês, reservou parte para levar ao Yázigi e encorpar a campanha. “Esta é uma iniciativa que deveria ser aderida por mais empresas”, ponderou o aluno. 

A escola que mais tiver engajamento na campanha, com maior pontuação dos materiais arrecadados e revertidos em recursos financeiros após a venda, vai ganhar um incentivo em dinheiro para trabalhar com algum projeto sustentável na própria unidade. Os colegas da turma Kids, Lucas Medeiros Gevaerd, oito anos, e Alexsandro Madeira Júnior, sete anos, largaram na frente na disputa interna em Criciúma. Eles mobilizaram a família e outras pessoas ao redor para juntar os resíduos para a campanha. 

“Eu trouxe lixos de casa e também consegui com a professora da minha outra escola. Quero ajudar o nosso Yázigi vencer a disputa nacional e arrecadar o dinheiro para os animais”, justificou-se Alexsandro, referindo-se a um dos objetivos da campanha. A quantia angariada com a venda dos resíduos para a reciclagem pelas unidades de todo o País será doada para causas da WWF-Brasil – organização não-governamental que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental. 

De acordo com a orientadora pedagógica do Yázigi Criciúma, Caroline Almeida, as turmas dos diferentes idiomas tiveram uma aula inaugural e receberam informações sobre a consciência ambiental na reciclagem. “A mensagem que deixamos a eles foi a provocação: quem é o responsável pelo futuro do planeta?”, apontou.  

A franquia de idiomas atua dentro da compreensão de que o desenvolvimento da cidadania global dos alunos é tão importante quanto o aprendizado de um novo idioma.