InternetData CenterAssinante

Escola de Criciúma recebe programa Estudante Cidadão, desenvolvido pela PM

No Balneário Rincão, lançamento do projeto ocorre sexta-feira, na escola Gervásio Teixeira
Escola de Criciúma recebe programa Estudante Cidadão, desenvolvido pela PM
Foto: Divulgação PM
Por Thiago Hockmüller Em 13/08/2019 às 13:02

A região Sul catarinense começou a receber nas escolas o programa Estudante Cidadão, idealizado em uma parceria entre Polícia Militar (PM) e Governo do Estado. O projeto é 100% catarinense, desenvolvido em Balneário Camboriú, e vem sendo replicado em todas as regiões.

Em Criciúma, a primeira escola a contar com o programa é a Municipal Marcílio Dias de San Thiago, localizada no bairro Santa Luzia, próximo ao Residencial Carmel. Em Araranguá, uma instituição do bairro Divinéia também já conta com o programa. E em Balneário Rincão, o projeto será lançado nesta sexta-feira, no colégio Gervásio Teixeira Fernandes, no bairro Pedreiras.

Sobre o programa

O projeto Estudante Cidadão levará a presença da PM aos colégios catarinenses com o intuito de promover bom comportamento entre os alunos. Em cada região dos 28 batalhões de Polícia Militar haverá de início uma escola participante. Vale lembrar que não há relação com a implantação de escolas cívico-militares, projeto ainda em fase de discussão. 

Na prática, haverá o hasteamento da bandeira, canto do hino nacional, reconhecimento das melhores notas, frequências e comportamento. “É um projeto interessante, de mudança de comportamento, já no nascedouro do problema. Os melhores alunos vão ser premiados. Na atualidade o melhor é aquele que apronta, anda sem uniforme, gazeia aula, briga com o professor. Não havia premiação para a melhor nota, vamos mudar esse conceito”, explica o comandante da 6° Região da Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto.

Em Balneário Rincão, participarão do projeto dois policiais e mais um supervisor. O lançamento acontece a partir das 13 horas e terá a presença do comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Içara, tenente-coronel Cléber da Silva Benedet Inácio