InternetData CenterAssinante

Dia da Árvore: Fundai disponibiliza 800 mudas em ação na Praça da Matriz

Aplicativo Rever também foi lançado para facilitar coleta seletiva e denuncias ambientais
Dia da Árvore: Fundai disponibiliza 800 mudas em ação na Praça da Matriz
Foto: Giovane Marcelino
Por Redação Em 20/09/2019 às 18:25

As comemorações alusivas ao Dia da Árvore, celebrado neste sábado, dia 21, não passaram em branco em Içara. A Praça da Matriz São Donato, no centro da cidade, recebeu nesta sexta-feira, dia 20, alunos da Rede Municipal para marcar a data. A ação promovida pelo Governo de Içara, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), contou com a parceria da empresa de sorvetes Eskimó que contribuiu com a distribuição gratuita de picolés aos presentes. 

Além de colocar 800 espécies em mudas de árvores para distribuir a população, a Fundai também promoveu o lançamento do aplicativo Plataforma Rever, que auxilia na coleta seletiva e denuncias ambientais. A ferramenta é disponibilizada para aparelhos IOS e Android. 

Presente no evento, o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, fez questão de fortalecer a importância da preservação das árvores para contribuição com a sustentabilidade. “Nosso planejamento é para que no próximo ano possamos envolver nossas crianças do Ensino Fundamental em plantio de árvores aproveitando os espaços de terrenos baldios da cidade e contribuindo com a preservação do meio ambiente”, projetou. 

“O evento que estamos realizando não é suficiente, é preciso conscientizar as crianças de forma que elas levem para os seus familiares as informações e coloquem a importância de plantar uma árvore para fomentar nosso meio ambiente e nossa qualidade de vida”, ressaltou o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin. 

A Fundai escolheu uma frase como destaque alusivo ao Dia da Árvore em Içara. “Quando planto uma árvore, planto uma vida”, foi escrita pelo aluno do quinto ano da escola Lúcia De Lucca, Gabriel Rodrigues Nunes. “Acompanhamos um vídeo na escola que falava sobre a importância das árvores e isso me serviu de inspiração para escrever a frase”, contou. 

O presidente da Fundai, Luciano Serafin Cardoso, fez questão de destacar o trabalho da equipe do Horto Municipal, em Segunda Linha. “São pessoas que contribuem para melhorar o desenvolvimento de nosso meio ambiente e ampliar a flora de nosso município”, destacou. 

“Estamos muito satisfeitos com a parceria porque nos da oportunidade de deixar essa mensagem positiva pelo meio ambiente, pois precisamos da contribuição de todos quando se trata das defesas dos recursos naturais”, completou o diretor da empresa Eskimó, Pedro Reis.

Colaboração: Moisés de Souza