InternetData CenterAssinante

Desembargador Ricardo Roesler é eleito presidente do Tribunal de Justiça de SC

Roesler comandará o Poder Judiciário estadual no biênio 2020/2022
Desembargador Ricardo Roesler é eleito presidente do Tribunal de Justiça de SC
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 04/12/2019 às 19:32

O desembargador Ricardo Roesler foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) em sessão do Pleno do TJ realizada na manhã desta quarta-feira, dia 4. Ele obteve, em primeiro turno, 47 votos contra 32 conquistados pelo desembargador Ricardo Fontes e 11 sufragados em nome do desembargador Altamiro de Oliveira. Estavam presentes na sessão e aptos a votar 90 desembargadores.  

Roesler comandará o Poder Judiciário estadual no biênio 2020/2022 e sua posse acontecerá no dia 31 de janeiro de 2020. 

Vencido o embate eleitoral, o presidente eleito falou em união de esforços para a conquista de objetivos comuns. Agradeceu o apoio de colegas e de sua família, que nunca lhe faltaram. Para ele, comandar o Poder Judiciário catarinense requer grande responsabilidade. "Nós temos enormes desafios, mas vamos enfrentá-los com muito diálogo junto a todos os setores da sociedade e entre os poderes", afirmou. 

Para isso, buscará soluções dentro do seu plano de gestão, que dará prioridade a três princípios básicos: informação, integração e inovação. "Há muita coisa para fazer, há muitos detalhes, uma enorme gama de serviços e desafios que a própria administração do desembargador Rodrigo Collaço determinou, porque ele também foi um divisor de águas aqui dentro desse Tribunal, com uma administração sólida e  eficiente, de vanguarda,  que reafirmou a importância do Poder Judiciário catarinense no cenário  nacional ", destacou. 

A eleição para os demais cargos definiu o seguinte corpo diretivo: desembargador João Henrique Blasi, 1º vice-presidente (58 votos); desembargadora Soraya Nunes Lins (49 votos), corregedora-geral da Justiça; desembargador Volnei Celso Tomazini (49 votos), 2º vice-presidente; desembargador Salim Schead dos Santos (50 votos), 3º vice-presidente; e desembargador Dinart Francisco Machado (51 votos), corregedor-geral extrajudicial. Abaixo, o currículo resumido do presidente eleito do TJSC. 

Sobre o novo presidente

Natural de São Bento do Sul, começou a carreira como juiz substituto em 25 de maio de 1987. Atuou nas comarcas de Joinville, Barra Velha, Sombrio, Jaraguá do Sul e novamente Joinville, onde permaneceu por 14 anos, de 1993 a 2007.  Em novembro de 2007, foi promovido ao cargo de juiz de direito de 2º grau. Assumiu como desembargador em junho de 2012.  Foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) em dezembro de 2017 e assumiu o cargo em março de 2018. Comandou a última eleição presidencial. Por último, integrava a 3ª Câmara de Direito Público do TJ/SC. 

Colaboração: Assessoria de Imprensa do TJ/SC

Leia mais sobre: