InternetData CenterAssinante

Criciumenses participarão da Jornada Mundial da Juventude no Panamá

Jovens viajarão neste fim de semana e ficarão sete dias no evento
Criciumenses participarão da Jornada Mundial da Juventude no Panamá
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 18/01/2019 às 12:35

O Grupo de Jovens do bairro Santa Bárbara, de Criciúma, será representado por três integrantes na Jornada Mundial da Juventude, no Panamá. Leonardo Albano da Rosa, de 21 anos, Ana Paula Bonazza, de 21, e Epifania Ednora Nunes, de 26, representarão o município no evento. Eles viajarão no domingo, dia 20.

Os jovens estão há três anos buscando recursos para participar da Jornada Mundial. “Estamos nos preparando espiritualmente e nos organizando há três anos, que é o período de cada Jornada Mundial da Juventude. Em 2013, o grupo Identidade Jovem de Criciúma batalhou muito e conseguiu viver essa experiência incrível que aconteceu no Rio de Janeiro. Quando teve a notícia que a próxima Jornada Mundial seria no Panamá, em 2019, nós começamos a planejar jantares, rifas e docinhos para mais uma vez estarmos juntos à milhões de pessoas do mundo vivendo essa intensidade e graças a Deus nós conseguimos essa conquista”, explica Ana Paula.

Epifania comenta que os jovens irão evangelizar todos os dias da Jornada. “Vamos ficar sete dias, estaremos presentes todos os dias da Jornada. Vamos para evangelização e estar em sintonia com o Cristo que nos ama e se faz presente em nosso meio, partilhando a palavra de Deus com irmãos de todos os continentes”, declara.

Já Rosa ressalta que muitas pessoas gostariam de realizar a viagem, porém, o custo é alto, com isso, apenas os três conseguiram juntar dinheiro. “A nossa intenção é vivenciar a Jornada Mundial, estar em união e comunhão com jovens do mundo inteiro juntos com o Papa Francisco, assim, poder viver cada minuto da Jornada com muita fé”, afirma.

Rosa relata que é difícil explicar o que está sentindo. “É uma mistura de emoção e muita alegria. A Jornada Mundial nos faz refletir muito. Desde a sua última edição em 2016, em Cracóvia, quando foi anunciada a próxima jornada, eu já estava me preparando espiritualmente e me organizando, pois tem custos e precisamos nos organizar para que tudo ocorra de forma tranquila. Estou contando os dias para pisar em solo panamenho, sentir o clima da Jornada. Tenho fé e a certeza que será um aprofundamento na evangelização, como foi na jornada do Rio em 2013, onde tive a grande oportunidade de participar com o Grupo Identidade Jovem da Paróquia Santa Bárbara”, comenta. "Espero que as pessoas orem por nós, pois Jornada é missão e evangelização”, acrescenta.

Ana Paula afirma que esperou muito tempo para poder participar de uma Jornada. “É muita expectativa e será minha primeira experiência como peregrina nesta jornada tão esperada. Sair da sua zona de conforto para viver experiências novas, estar junto à tantos jovens de todos os cantos do mundo e ter batalhado tanto por isso com certeza será algo marcante na minha vida”, revela.

Epifania relata que está ansiosa e espera viver experiências incríveis. “Estar com jovens do mundo inteiro diante da presença de Deus e o Papa Francisco é uma alegria muito grande. Nesta jornada estarei representado o Brasil e a Angola que é meu país nativo, pois vim para o Brasil para estudar e o grupo me acolheu e estou até hoje com muita fé”, explica. Esta será a primeira vez que a Jornada acontecerá em um país centro-americano.