InternetData CenterAssinante

Criciumense de 10 anos é aprovado na Seleção Nacional da Escola do Teatro Bolshoi

Participaram do concurso crianças de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal
Criciumense de 10 anos é aprovado na Seleção Nacional da Escola do Teatro Bolshoi
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 22/10/2019 às 12:13

O criciumense Isaac Dillan Manenti dos Santos, de 10 anos, foi aprovado na Seleção Nacional da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville. A seletiva foi realizada no último fim de semana e cerca de 800 crianças participaram da ação e apenas 47 foram selecionadas. 

 A seleção contou com crianças e adolescentes de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal. Eles participaram do processo com exames médicos, fisioterápicos, musical e artísticos. 

“O Isaac iniciou na dança aos três anos. Ao longo dos anos ele tem sido preparado tecnicamente e fisicamente para a dança há sete anos com os professores Fernanda Souza e Lucas Fernandes e também por mim. Atualmente, ele frequenta a escola Culture Soul Cia de Dança”, explica a mãe e professora de Isaac, Hellen Barros Manenti

Hellen conta que dois alunos da escola passaram na pré-seleção estadual e foram disputar uma vaga para a Escola do Teatro Bolshoi. “O Isaac e a aluna Melissa Barbosa passaram nesta fase e foram para Joinville, mas infelizmente a Melissa não alcançou a vaga, apesar de ela ser muito boa, porém é algo realmente muito concorrido, entretanto acreditamos que ela terá outras oportunidades”, pontua. 

A mudança para Joinville 

O criciumense terá que deixar a cidade em 2020 e ir morar em Joinville. A Escola do Teatro Bolshoi oferece ensino gratuito, por meio dos Amigos do Bolshoi. Os bolsistas recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

“A moradia é por conta da família. Por eu ter a escola em Criciúma não consigo me mudar com ele, mas ao que tudo indica os avós paternos irão morar com ele em Joinville. É uma oportunidade única que não podemos perder a chance. Entrando na Escola do Teatro Bolshoi ele poderá se tornar um professor ou um bailarino internacional”, relata Hellen. 

“Todo bailarino espera por essa oportunidade. Ele está preparado para esse novo desafio. É doloroso para uma mãe ver seu filho longe, mas é algo que ele buscou e todos que dançam buscam”, afirma Hellen. 

A matrícula para os novos alunos da Escola do Teatro Bolshoi acontece de 4 a 29 de novembro de 2019 e as aulas iniciam em fevereiro de 2020. Isaac foi aprovado para categoria Dança Clássica Masculina 1ª série.