InternetData CenterAssinante

Consumidores podem bloquear ligações de telemarketing, e-mails e até SMS

Ações são feitas pela plataforma 'Não Me Perturbe' e também pelo site do Procon de SC
Consumidores podem bloquear ligações de telemarketing, e-mails e até SMS
Foto: Rafaela Custódio
Por Rafaela Custódio Em 18/07/2019 às 12:11

Consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação, e-mails e até serviço de mensagens curtas (SMS) já conseguem bloquear esses serviços. O cadastro poderá ser feito pelo site “Não Me Perturbe” e também pelo site do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Catarina.  

As ligações de  telemarketing de empresas de telecomunicação deverão ser bloqueadas pelo site ‘Não Me Pertube”. A determinação da criação do site foi da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. Já pelo site do Procon de Santa Catarina, o consumidor consegue realizar as outras ações. 

O "Não me Perturbe" permite, de forma fácil e gratuita, evitar promoção de vendas e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet).

A diretora executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari explica que o site de bloqueio de ligações de  telemarketing de empresas de telecomunicação começou na última terça-feira e adesão foi muito grande. “Esse tipo de bloqueio evita ligações indesejadas e também fraudulentas. Acredito que se esse projeto der certo, seguirá para outros segmentos”, comenta. 

Karoline lembra que o Procon de Santa Catarina já trabalha com o bloqueio de outros serviços. “Desde 2016 já existe a ferramenta. É preciso entrar no site e se cadastrar e informar os endereços de e-mails que deseja que não recebam mais esse tipo de contato”, explica. 

Para bloquear as ligações de telemarketing  acesso o site “Não Me Perturbe” e os outros serviços pelo site do Procon