InternetData CenterAssinante

Conceito de Indústria 4.0 promove competitividade e controle de qualidade no agronegócio

Aplicação da tecnologia nas empresas norteou palestras e atividades em Seminário Agrosys
Conceito de Indústria 4.0 promove competitividade e controle de qualidade no agronegócio
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 24/10/2019 às 20:17

Com a participação de empresários e gestores de agroindústrias de 12 estados brasileiros, do Paraguai e da Alemanha, o Seminário Agrosys 4.0 promoveu a imersão em uma jornada de conhecimento das inovações tecnológicas oferecidas para implantação dentro da cadeia do agronegócio. O evento realizado em Criciúma entre esta terça, dia 22, e quinta-feira, dia 24, contou com palestras, cases e visitas técnicas para mostrar aos 170 presentes, com teoria e prática, oportunidades de melhoras e benefícios gerados com a presença de automação, inteligência artificial, internet das coisas e outras ferramentas nos processos.

A programação alicerçada nos eixos Indústria 4.0, Qualidade, Mobilidade e Planejamento Estratégico abrangeu temas como o controle por indicadores, gestão orientada por metas e resultados, controle de indicadores, rastreabilidade e ambiência em tempo real. Assuntos prementes e necessários para os tomadores de decisão das empresas, na avaliação do diretor executivo da Avigran (Bahia), Luiz Fernando de Souza Filho. “Saio reflexivo e incomodado do evento. Os temas nos convidam a revisitar processos, acordar e acelerar algumas coisas. Situações que no dia-a-dia não conseguimos fazer, porque a rotina nos afasta do tempo de pensar estratégico”, conta.

Além do conteúdo, o peso de estar em um evento onde todas as empresas participantes do setor agropecuário juntas somaram uma movimentação de R$ 21,6 bilhões em 2018 foi enaltecido como uma oportunidade de troca de informações entre companhias do mesmo segmento. “Consegui fazer um ótimo networking e conhecer estratégias comerciais relevantes, oportunidades de ambiências, práticas para aumentar o rendimento industrial e a sustentabilidade financeira também nos momentos fora das palestras”, destaca o diretor de Suppy Chain (cadeira de Suprimentos) da Avivar Alimentos (Minas Gerais), Eliênio Costa.

Com a perspectiva de gerar transformação entre os clientes presente e despertá-los para temáticas ligadas a eficiência e gestão de informações em tempo real, os objetivos foram cumpridos, na avaliação do CEO da Agrosys Tecnologia, empresa organizadora do evento, Jaison Brida. “Tínhamos uma expectativa muito grande e conseguimos superar. Trouxemos a alta gestão de grandes players do mercado brasileiro e latino-americano para um momento de reflexão, com uma aceitação boa, cases significativos levando experiências práticas junto ao conhecimento teórico”, sublinha.

Visitas técnicas

Após dois dias de palestras e cases conhecidos no salão social da Sociedade Recreativa Mampituba, os participantes do evento estiveram, nesta quinta-feira, dia 24, em visitas técnicas à Agrosys Tecnologia e a Plasson. Ambas empresas situadas em Criciúma com foco ligado à tecnologia em softwares de gestão e equipamentos para o agronegócio, respectivamente.

Colaboração: João Pedro Alves / Alfa Comunicação e Conteúdo | Agrosys