InternetData CenterAssinante

Comarca de Criciúma celebra 75 anos de instalação com exposição e sessão solene

A mostra acontece até o dia 22 de março e pode ser visitada pelo público
Comarca de Criciúma celebra 75 anos de instalação com exposição e sessão solene
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 13/03/2019 às 18:16

A comarca de Criciúma comemora no próximo dia 20 de março, quarta-feira, seu aniversário de 75 anos de instalação. Uma exposição de processos judiciais das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60, cedidos pelo Museu do Judiciário Catarinense, em seu hall de entrada. A mostra acontece até o dia 22 de março e pode ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, na sede da comarca, no Fórum Desembargador Euclides de Cerqueira Cintra, localizado na Avenida Santos Dumont, no bairro Milanese.

“Estamos muito felizes em receber parte da história do Poder Judiciário, que é também desta comarca e da cidade de Criciúma. Esperamos que todos possam visitar esta exposição e estarem conosco nas celebrações dos 75 anos de instalação da comarca”, afirma a juíza Eliza Maria Strapazzon, diretora do foro e titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Criciúma.

Os documentos expostos estão divididos em quatro temáticas que envolvem carboníferas, questões políticas, socioeconômicas e ocupação do espaço. Um dos itens é um inquérito policial, de 1934, de agressão verbal e ameaça contra o prefeito municipal na época, Elias Angeloni, e Algemiro Lobo Guimarães. De 1944 é o requerimento da Prefeitura Municipal de Criciúma para a desapropriação de duas casas para dar seguimento à construção da Avenida Getúlio Vargas. Deste processo estão expostos os autos, fotos da época e uma planta do terreno.

Já do ano de 1949 é a ação ordinária movida pelos membros do conselho fiscal da Companhia Carbonífera Catarinense, Dino Gorini, Arthur Bianchini e Nicolau Destri Napoleão, contra por alegação de irregularidades na contabilidade e, através de documentos apresentados, foram denunciados diversos delitos praticados pela diretoria da empresa.  

Sessão solene acontece na próxima semana

Já na quarta-feira, dia 20, será o dia do aniversário de instalação,  às 17 horas, a comarca recebe, em seu Salão do Júri, uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Criciúma que contará com a participação da Banda de Música do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). A comarca de Criciúma abrange, além da cidade-sede, os municípios de Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.​