InternetData CenterAssinante

Com recorde de inscritos, processo seletivo de ACTs terá menos vagas para 2020

Aumento da carga horária de efetivos reduziu a chamada de temporários no município
Com recorde de inscritos, processo seletivo de ACTs terá menos vagas para 2020
Foto: Divulgação/Decom
Por Thiago Hockmüller Em 23/12/2019 às 10:03

Aconteceu nesse domingo, dia 22, o processo seletivo para professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) de Criciúma. Segundo um balanço da Prefeitura, o número de inscrição foi recorde, no entanto, já é esperada uma redução de vagas disponíveis para o ano letivo de 2020 - são cerca de 250 a 300 admissões previstas.  

O principal motivo é a possibilidade de aumento da carga horária dos professores efetivos, que podem solicitar a alteração do regime de 20 para 40 horas-aula. Conforme a secretária de Educação de Criciúma, Roseli de Lucca Pizzolo, já houve a solicitação de 173 alterações. “O número será menor porque há esta alteração. Será bem menos que neste ano, quando tivemos no início cerca de 430 vagas e chegamos no final com aproximadamente 750 ACTs”, explica. 

Conforme o Paço Municipal, o processo seletivo promovido pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul), teve 3.989 inscritos. A prova aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

“Não sabemos quantos fizeram, mas foi a maioria. A Faepesul dará esse balanço. Hoje sai o gabarito e durante o mês de janeiro tem a sequência com resultado e recurso. A expectativa é que no dia 29 de janeiro saia o resultado final do processo seletivo”, explica a secretária. 

A prova teve 35 questões e três horas de duração. O gabarito preliminar e o caderno de avalição serão divulgados ao longo desta segunda-feira, dia 23, no site da Faepesul.

Os professores efetivos retomam as atividades no dia 11 de fevereiro. E no dia 17 começa oficialmente o ano letivo no município se estendendo até o dia 14 de dezembro.  

Leia mais sobre: