InternetData CenterAssinante

Ciclone extratropical chega à região nesta sexta-feira

Climatologista explica que fenômeno é de pequena monta e deve ficar em alto-mar
Ciclone extratropical chega à região nesta sexta-feira
Foto: Thiago Hockmüller
Por Thiago Hockmüller Em 22/05/2019 às 09:59

Um ciclone extratropical deve chegar à região nesta sexta-feira produzindo ventos de até 80km/h. A previsão é do climatologista da Epagri/Ciram, Márcio Sônego. Ele explica que o fenômeno é comum nesta época do ano, deve ficar em alto-mar e trazer prejuízos de pequeno porte.

A Epagri/Ciram já emitiu um alerta marítimo em seu site oficial. A recomendação é que pescadores, tanto em embarcações médias como pequenas, evitem o mar entre sexta e sábado. “O ciclone vai trazer vento na sexta-feira e pode chegar a 80 km na praia e no interior a 60 km. Se alguém falou em tornado, acabou se confundindo. O ciclone atua mais na beira-mar e deve deixar o mar mais agitado na sexta e no sábado. É importante evitar navegação no litoral Sul catarinense”, explica.

Uma das características do ciclone extratropical é que ele se desloca em direção ao mar, ao contrário do furacão, que percorre o sentido oposto e provoca estragos maiores. “No caso do ciclone extratropical, ele vai ficar em alto-mar. Não é nada tão grave. Já deu em novembro e chegou a 80 km/h. Algum galho de árvore pode cair sobre a rede elétrica, causar transtorno com falta de energia, alguma telha frouxa pode levantar, mas não é autodestrutivo, apenas prejuízos de pequena monta”, conta.

A expectativa é que o tempo fique chuvoso entre hoje e sexta-feira, com o sol voltando a aparecer no fim de semana, no entanto, uma frente fria deve chegar na região derrubando os termômetros. A previsão é a noite de sábado registre mínima de 8ºC. Na Serra, a previsão é de geada, com temperatura na casa do 0ºC.

Leia mais sobre: