InternetData CenterAssinante

Chuva forte e possibilidade de ventania na Região Sul

Tempestades isoladas devem acontecer entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã
Chuva forte e possibilidade de ventania na Região Sul
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 25/06/2019 às 11:28

A Defesa Civil emitiu um alerta na manhã desta terça-feira, dia 25, para a previsão de tempestades isoladas no Estado catarinense entre a tarde de hoje e a madrugada desta quarta-feira. O alerta ocorre em função da aproximação de uma frente fria, que deve provocar rajadas de vento com intensidade moderada na metade Oeste, Planalto Sul e Norte, além de temporais isolados com chuva moderada, mas forte, risco de granizo, ventania e descargas elétricas na Região Sul e na fronteira com a Argentina.

Conforme a Defesa Civil, a chuva ganha força na madrugada desta quarta-feira, sobretudo nas regiões do extremo oeste, oeste e meio oeste, Planalto e Litoral Sul. “Essas áreas de instabilidades, associadas ao avanço da frente fria, gradualmente se deslocam para as demais regiões do estado catarinense, provocando temporais isolados ao longo de todo o dia. Conforme o avanço deste sistema, o vento ganha intensidade nas faixas litorâneas. Já as temperaturas sofrem um declínio acentuado em relação ao dia anterior, devido ao aumento de nebulosidade, chuva e avanço da massa de ar frio”, diz o comunicado.

Nesta quinta-feira, 27, o dia segue com variação de nebulosidade, porém a chuva enfraquece, podendo aparecer apenas de forma pontual na região do Litoral e Planalto Norte, ainda sobre influência das instabilidades provocadas pela frente fria. Mas a tendência é de melhora gradual nas condições de tempo, com diminuição de nebulosidade e elevação das temperaturas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Leia mais sobre: