InternetData CenterAssinante

Centro de Castração completa quatro anos com seis mil animais castrados

Local é coordenado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara
 Centro de Castração completa quatro anos com seis mil animais castrados
Foto: João Gabriel da Rosa
Por Redação Engeplus Em 14/12/2019 às 14:35

O Centro de Castração Francisco de Assis completa quatro anos neste sábado, dia 14. Desde a sua inauguração, foram realizados cerca de seis mil procedimentos. O programa contempla agricultores com bloco de notas, população baixa renda cadastrados no CadÚnico, animais de rua e animais encaminhados pela Ong amigo bicho de Içara. O Centro é coordenado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e conta com o apoio das secretarias de Agricultura e de Saúde. 

“Diante das questões voltadas à saúde animal e também de saúde pública nosso trabalho é fundamental para a cidade, pois com a castração, garantimos aos animais a prevenção de diversas doenças”, enaltece a superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (FUNDAI), Taynan Toretti.

O espaço, localizado no Horto Municipal, na comunidade de Segunda Linha, oferece atendimento para os animais em dias diversificados. Na segunda-feira, o atendimento é exclusivo para os animais de rua; na terça-feira, para os animais dos agricultores; na quarta-feira aos animais das Organizações não Governamentais (ONGS) registradas na cidade; na quinta-feira, para os animais dos registrados no Cadastro Único (Cad); e na sexta-feira o expediente é interno, para higienização adequada do local.  

“A castração traz inúmeros benefícios como a redução da superpopulação de cães e gatos e traz qualidade de vida para o animal. Castrar é um ato de amor, porém somente a castração não evita o abandono. As campanhas devem ser associadas à conscientização e posse responsável evitando assim o número de animais abandonados”, destaca a médica veterinária e responsável técnica Gabriela Gaspar.  

O procedimento de castração é realizado por meio de técnica minimamente invasiva e traz diversos benefícios aos animais. “A castração reduz a chance de tumores de mama, útero e ovários assim como infecção de útero nas fêmeas. Também reduz chance de tumor de próstata e evita o tumor de testículos, diminui o hábito de marcar território nos machos, prolongando a vida dos bichinhos”, explica a veterinária.  

Benefícios para toda a população  

Com menos animais nas ruas, há diminuição de acidentes de trânsito, mordidas, transmissão de doenças e também erradicação de infestações de pulgas e carrapatos em terrenos baldios.   

O agendamento para o procedimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, horário que estará em vigor a partir de segunda-feira, dia 16 até o dia 14 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3431-3581, na Fundai. 

Trabalho de extensão 

Esta semana, em ação integrada, a Fundai e a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, realizaram um mutirão de castração que beneficiou animais dos moradores do Condomínio Residencial Dona Ema, no bairro Tereza Cristina. 

“Nosso objetivo é colher os benefícios da castração de animais errantes no condomínio e, consequentemente a redução de parasitas no local, evitando assim doenças relacionadas aos animais”, declara a presidente do órgão ambiental.