InternetData CenterAssinante

CEI Carmem Matos Borges arrecada 80kg de lacres e tampinhas de garrafas

Projeto de reciclagem mobilizou crianças, pais e professores nos últimos meses
CEI Carmem Matos Borges arrecada 80kg de lacres e tampinhas de garrafas
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 17/08/2019 às 19:48

O Centro de Educação Infantil (CEI) Carmem Matos Borges, da rede municipal de ensino de Balneário Arroio do Silva, realizou nesta semana o encerramento do projeto Reciclar. A ação contou com a participação de todas as turmas com a realização de atividades diversas envolvendo reciclagem e a preservação do meio ambiente.

Nos últimos meses muita aprendizagem e brincadeiras foram realizadas com a temática e, inclusive, com a realização de uma gincana para incentivar a coleta de tampinhas de garrafas e lacres de latinhas. Com a mobilização da comunidade escolar foi possível arrecadar 80kg de tampinhas e lacres, material este que foi entregue para a Apae do município e será destinado também à Associação dos Deficientes Físicos de Araranguá (Adear).

Durante o evento de encerramento do projeto a diretora do CEI, Cheila Silvestre, destacou o engajamento e o envolvimento de todas as crianças e professores, além do apoio fundamental das famílias. As crianças fizeram uma apresentação especial sobre reciclagem, além de ser realizada uma exposição dos materiais e brinquedos pedagógicos confeccionados pelos professores através da utilização de materiais recicláveis.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, e a primeira-dama Claudete Guimarães prestigiaram o encerramento do projeto. “É motivador ver o empenho e a dedicação dos profissionais para ensinar o que há de melhor para estas crianças. Preservar o meio ambiente é preciso e os pequenos aprendendo desde cedo é ainda mais importante. Projeto muito bonito. Estão todos de parabéns”, destacou o prefeito.

As turminhas que mais arrecadaram lacres e tampinhas foram destacadas e os alunos receberam medalhas simbólicas de “protetor ambiental”.

O projeto começou a ser colocado em prática no mês de abril e envolveu todas as turminhas da unidade de ensino. “Encerramos o projeto porque vamos trabalhar outros temas a partir de agora, mas continuaremos com a ação de incentivo à reciclagem aqui no CEI. Hoje já separamos os materiais recicláveis e reaproveitamos o máximo possível”, destacou a diretora Cheila.

A diretora da Apae, Rose Nagel, esteve presente e recebeu as tampinhas das garrafas. Os lacres das latinhas serão encaminhadas para a Adear através do diretor de agricultura e pesca, Guilherme Oliveira, e o diretor de turismo, Joey Ramone. A secretária de educação, Kátia Rosângela Timboni Teixeira, também marcou presença na ação.

O projeto sobre reciclagem foi realizado também nos demais Centros de Educação Infantil do município. O CEI Tereza Pereira Coelho encerrou o projeto no último mês e o CEI Terezinha Uliana Victor deve concluir a atividade em evento realizado no Dia da Família. 

Colaboração: Bianca Goulart / Prefeitura Balneário Arroio do Silva