InternetData CenterAssinante

Casa Maria Tereza: o lugar onde os cuidados com o câncer vão muito além do Outubro Rosa

Paciente, familiares e amigos contam com o serviço de apoio do local durante todo o ano
Casa Maria Tereza: o lugar onde os cuidados com o câncer vão muito além do Outubro Rosa
Foto: Heitor Carvalho
Por Heitor Carvalho Em 08/10/2019 às 18:45

Desde o dia 4 de março de 2008 a Casa de Apoio a Pessoas com Câncer Maria Tereza facilita a vida do paciente diagnosticado com câncer e também de quem vive em sua volta. Atualmente, 955 pacientes estão cadastrados no sistema da associação sem fins lucrativos.

Estar ativo no cadastro da casa significa receber apoio. “Receber cesta básica com leite, fraldas geriátricas, suplemento alimentar, medicamento, atendimento psicológico ou participar de atividades em geral. Além disso, também têm os encaminhamentos, que são realizados quando não podemos atender a demanda do paciente ou de quem está em seu convívio”, afirma Luciana Della Giustina Stang, psicóloga da Casa Maria Tereza, ao explicar os serviços oferecidos pela entidade.

Com uma equipe de 15 pessoas, sendo duas delas voluntários, é que o local oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. “Tudo é realizado por conta das doações que recebemos para manter a casa funcionando”, conta a assistente social, Jamara Monteiro da Cunha, que faz parte da equipe.

As doações podem ser realizadas conforme o doador desejar, inclusive ele tem total de liberdade de visitar a casa para acompanhar o seu funcionamento. “Nosso setor de telemarketing é o responsável por captar recursos. Estamos planejando reformar a casa, mas para isso precisamos de apoio, no momento ainda não temos condições de fazer a obra”, destaca a psicóloga, que lembra também que o local conta com um bazar, onde cada peça custa apenas R$ 2,00 e o dinheiro é revertido para a casa.

Enquanto a reforma não sai do papel, a casa trabalha para proporcionar aos pacientes um final de ano especial. “Já é tradição, todo anos buscamos fazer uma verdadeira festa no encerramento. Então no último dia de atividades  fazemos a entrega dos auxílios do mês de dezembro e de janeiro, junto com panetone, bombons, balas e brindes”, explica a assistente social, que corre atrás dos itens que faltam para poder presentear todos os pacientes que são atendidos.

Durante o mês de outubro diversas atividades estão sendo realizadas pela casa em alusão ao Outubro Rosa e a programação do Novembro Azul também já está sendo elaborada. Para saber mais sobre a Casa de Apoio com a Pessoas com Câncer Maria tereza e os serviços por ela oferecidos, entre em contato no (48) 3411 - 5267/ (48) 99625 - 8420 ou faça uma visita, a casa fica localizada na rua Santo Antônio, nº 565, bairro Cruzeiro do Sul, em Criciúma.