InternetData CenterAssinante

Assistência Social lança Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Ação visa mobilizar e criar espaços de reflexão e discussão a respeito do tema
Assistência Social lança Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 18/05/2019 às 17:14

A Secretaria da Assistência Social e Habitação, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), está promovendo uma campanha de conscientização do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Na segunda-feira, dia 20, haverá programação na Praça Nereu Ramos, com o objetivo de mobilizar, refletir e discutir o assunto com a população.

Para o secretário da Assistência Social e Habitação, Paulo César Bittencourt, essa articulação precisa acontecer. “As pessoas precisam ser conscientizadas e saberem que há indícios de violência. Também pretendemos divulgar os sinais de como identificar o acontecimento, para que todos fiquem atentos e denunciem”, comenta.

De acordo com a articuladora do programa, Juliane Abel Barchinski, a campanha é de extrema importância. “É uma das metas que temos para cumprir, visando proporcionar um serviço de qualidade, bem como uma maior divulgação dos canais de denúncias”, afirma.

As ações estão vinculadas também ao programa ‘Prefeito Amigo da Criança’, que mobiliza os prefeitos de todo o país a qualificarem as políticas públicas em favor das crianças e adolescentes durante o seu mandato. Por isso, a partir do mês de junho, a equipe visitará as escolas municipais e estaduais, levando materiais informativos sobre o tema e proporcionando uma roda de conversas.

Uma das ações já foi realizada neste sábado, dia 18, por meio do projeto Caminhão Amigo, no bairro Vida Nova.

Prefeito Amigo da Criança

O programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ é promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), mobilizando e apoiando tecnicamente prefeitos de todo o país para que qualifiquem as políticas públicas em favor das crianças e dos adolescentes. São estipuladas metas nas mais diversas áreas de governo que se relacionam com os direitos e qualidade de vida para garantir que o gestor cumpra com os seus deveres.

Creas

O Creas é uma unidade pública da política de assistência social onde são atendidas famílias e pessoas em situação de risco social ou com direitos violados. Além dos acompanhamentos, ele promove ações e campanhas referentes ao tema. Atualmente, por meio do Plano de Atendimento Especial Familiar Individual (Paefi), a instituição realiza o atendimento de 120 famílias. Destas, 40 possuem em seu núcleo crianças e/ ou adolescentes vítimas de violência sexual, em sua maioria, do sexo feminino.

Colaboração: Maria Henrique Leandro / Prefeitura Criciúma