InternetData CenterAssinante

Após pavimentação, rua Duque de Caxias recebe plantio de árvores

Ação da Fundai envolveu os alunos do Colégio Cristo Rei no projeto “Minha Rua Arborizada”
Após pavimentação, rua Duque de Caxias recebe plantio de árvores
Foto: João Gabriel
Por Redação Em 08/10/2019 às 17:50

Não é apenas a pavimentação que contribui para embelezamento e melhores condições das ruas. O Governo de Içara, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), promove o projeto “Minha Rua Arborizada”. O projeto contemplou nesta terça-feira, dia 8, a rua Duque de Caixas, no centro de Içara. Para o plantio a Fundai envolveu alguns alunos do Colégio Cristo Rei. A Rua recebeu 40 plantas numa extensão de aproximadamente 300 metros entre as mediações da Casa do Rock e o acesso ao Colégio.

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, parabenizou a Fundai por estar nesse espírito que se alia ao recapeamento asfáltico. “É um projeto interessante, pois tivemos uma primeira fase de recapagem de asfalto no centro e agora tratamos do embelezamento e essa rua é um exemplo, primeiro fizemos o recapeamento, após numa parceira com a Cooperaliança providenciamos uma nova iluminação e essa parceira com os alunos e professores do Colégio Cristo Rei concluímos com arborização das margens”, detalhou.

O presidente da Fundai, Luciano Serafin Cardoso, ressalta que a dinâmica de pavimentação da Rua e um pedido do prefeito Murialdo, foram essenciais para que a rua Duque de Caxias fosse incluída no projeto. “Nosso projeto obedece as características da rua, respeitando a questão da fiação elétrica, resistência das calçadas e espaço dos pedestres, além de proporcionar sombra aos usuários, queremos também incentivar o cidadão ao cultivo e plantio de árvores em suas residências”, destacou.

“Para nós é muito gratificante em poder participar desse projeto de arborização, pois além de uma melhor aparência da rua e a questão visual, auxilia na conscientização dos alunos para preservação ambiental”. Ressaltou a coordenadora pedagógica do Colégio Cristo Rei, Aline Freitas. “Estamos contribuindo com a comunidade escolar a com os moradores da Rua e deixando mais bonita, pois nosso Colégio tem uma grande representação para rua e a cidade”, emendou o aluno do sétimo ano, João Victor da Rosa Dias.

A Fundai providencia agora a passagem do Projeto “Minha Rua Arborizada” pelo trecho entre os Bairros Jardim Elizabete e Centro, as margens da Rodovia SC-445. Conforme os gestores da Fundai e expectativa é que o plantio seja feito na próxima semana. 

Colaboração: Prefeitura de Içara  -Moisés de Souza - Estagiário/Acadêmico de Jornalismo 

Leia mais sobre: